Pular para o conteúdo principal

Descaso do BB com concursados complica todos

Linha fina
Enquanto trabalhadores que passaram na seleção deixaram antigo emprego por exigência do banco, atuais funcionáruios permanecem sobrecarregados
Imagem Destaque

São Paulo - “Fui convocada pelo Banco do Brasil dia 17 de agosto. Fiz minha qualificação um mês depois. Minha posse estava prevista para 15 de outubro, mas cancelaram e me avisaram no dia 11, sem previsão para posse e sem explicação sobre o cancelamento. Meu pai está pagando desde agosto a escolinha da minha filha de 7 meses, pois logo eu estaria trabalhando, o que não aconteceu.”

O depoimento de uma concursada do Banco do Brasil ilustra a atitude da direção do BB, que vai à contramão do sufoco enfrentado pelos bancários com sobrecarga de trabalho e da população, que enfrenta longas filas para atendimento.

Está se intensificando a revolta de concursados e também dos bancários de diversas unidades que esperam por um reforço para distribuir melhor as tarefas. No dia 4 deste mês a direção do BB anunciou que não haverá contratação até 31 de dezembro e não deu mais nenhum retorno.

> Convocados do BB devem procurar o Sindicato

A Comissão de Empresa da Contraf-CUT enviou ofício à direção do banco na quinta 11 para criticar a suspensão das convocações de concursados, inclusive dos que já se encontravam em processo final de qualificação e com posse agendada, e solicitar que o BB “reveja imediatamente a sua posição e retome o processo de contratações, a fim de melhorar as condições de trabalho para o atendimento da forte demanda gerada pelo programa Bompratodos”.

Confira depoimentos dos concursados que aguardam mudança na direção do BB

“Pedi a conta, pois é uma exigência do banco para concluir a qualificação. Agora, estou muito preocupada.”

“Fui convocado para começar a qualificação, mas a empresa disse que somente em janeiro tomarei a posse.”

“Fui convocada para uma agência e desde o dia 24 de setembro estou qualificada, apenas na expectativa da posse que pelo edital deve ocorrer em até 30 dias após a qualificação. Estou decepcionada com a atitude do BB, que gera consequências graves para os concursados que já estavam preparados para a posse.”

“Prestei o concurso do Banco do Brasil no início deste ano e recebi a Carta de Convocação no dia 21 de agosto. Realizei todos os exames e estava com o treinamento agendado para 15 de outubro. Dia 8 recebi uma ligação do banco dizendo que eu tinha que ir lá assinar um papel e que o treinamento foi adiado. Imaginei que seria adiado por apenas algumas semanas, mas foi para janeiro.”

“Estou com treinamento marcado. Fui convocado para uma agência em outra cidade, me mudei, estou desempregado, assumi contrato de aluguel, e agora o BB só quer dar posse aos que pediram demissão recentemente. Como é que eu fico e todos os outros qualificados que estão nessa mesma situação?”

“Sou um dos convocados e já qualificados que foi afetado pela suspensão nas posses do BB. Pedi demissão do meu emprego, fiz contrato de aluguel de imóvel na cidade que iria trabalhar. Sem contar que não tenho outra renda e tenho despesas fixas como financiamento de veículo, cartão de crédito e alimentação.”



 Redação – 15/10/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1