Pular para o conteúdo principal

MB em Debate sobre projeto piloto de segurança

Linha fina
Programa de webtv ao vivo abordará medidas e resultados da primeira reunião com a Fenaban
Imagem Destaque

São Paulo – A criação do projeto piloto sobre segurança bancária, recente conquista da Campanha Nacional, começa a ser discutida entre representantes dos bancários e a federação dos bancos (Fenaban). Nesta quinta 8, um dia após a reunião, reivindicações e resultados serão abordados no Momento Bancário em Debate, ao vivo, às 20h, pelo site.

> Projeto de segurança começa a sair do papel

O programa de webtv é conduzido pela presidenta Juvandia Moreira, que nesta edição receberá o vereador Francisco Chagas (PT), autor do Projeto de Lei nº 9/2008 que prevê a obrigatoriedade das portas de segurança nas agências. Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, a proposta foi vetada em 17 de junho de 2008, pelo então prefeito Gilberto Kassab.

O projeto piloto em elaboração será inicialmente implementado em uma região a ser definida e servirá para medir melhorias das condições de segurança nas agências bancárias com o objetivo de coibir a ocorrência de assaltos e sequestros. Após avaliação, as medidas, se adotadas em definitivo, deverão ser estendidas a todo o país.

Dentre os equipamentos defendidos pelos trabalhadores, destacam-se porta giratória com detectores de metais antes do autoatendimento, câmeras internas e externas com monitoramento em tempo real fora do local controlado, vidros blindados nas janelas e fachadas externas, biombos entre a fila de espera e a bateria de caixas, divisórias opacas entre caixas eletrônicos, dentre outras.

Você já pode mandar comentários e perguntas para [email protected] ou via Twitter usando #MBemDebate. Participe e assista!

Dados – De acordo com pesquisa realizada pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e CNTV (Confederação Nacional dos Vigilantes), somente no primeiro semestre de 2012 foram assassinadas 27 pessoas durante assaltos às agências do país, aumento de 17% se comparado ao mesmo período do ano passado. São Paulo lidera a lista com seis mortos.

Na última reunião da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (Ccasp), realizada em julho deste ano, a Polícia Federal multou oito bancos em R$ 1,174 milhão por descumprimento da lei federal nº 7.102/83 e normas de segurança.

Agências e postos de atendimento foram multados por ter número insuficiente de vigilantes, alarmes e porta giratória inoperantes, planos de segurança não renovados e câmeras de vídeo sem funcionamento, além de impedir a fiscalização de policiais federais. Os bancos também foram condenados pela inauguração de agências sem a aprovação do plano de segurança.

Sindicalização – Bancários associados concorrerão a prêmios da campanha de sindicalização Não Fique Só, Fique Sócio. O sorteio acontecerá ao vivo durante o programa. Todos podem acompanhar pelo site.

No primeiro sorteio concorrerão os novos associados, que terão direito a um par de convites para a comédia Indignados (www.amadododito.com).

Já o segundo sorteio, destinado aos bancários com 10 a 14 anos de filiação, premiará o sindicalizado com final de semana, com direito a acompanhante, no Chalé Octopus, em Ubatuba, na praia de Maranduba (www.chalesoctopus.com.br).


Redação - 6/11/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1