Pular para o conteúdo principal

Cortejo Afro pede passagem pelo centro velho

Linha fina
Bancários vão às ruas no dia 21 por mais justiça social para a população negra e para homenagear Lula, Abdias do Nascimento e o orixá Xangô. Música e dança animarão caminhada
Imagem Destaque

São Paulo – Por igualdade de oportunidades, por justiça social e pelo fim da discriminação, o Cortejo Afro dos Bancários pedirá passagem através das ruas do centro de São Paulo. O tradicional ato será realizado na quarta-feira 21, em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

Além de reforçar as bandeiras do movimento negro, a manifestação, realizada há anos pelo Sindicato, rende homenagens a orixás e personalidades que contribuíram de alguma forma para essa luta. Este ano, os escolhidos são o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o político e ativista Abdias do Nascimento, falecido em 2011, e o orixá Xangô.

Os avanços sociais proporcionados pelas políticas afirmativas do governo federal, que tiveram início na gestão Lula, reforçam a homenagem ao ex-presidente. Segundo dados do estudo Vozes do Brasil e do Data Popular, a renda de negros e nordestinos cresceu o dobro da média da classe C nos últimos dez anos: enquanto o aumento da renda geral da classe média foi de 57%, a renda média de negros e nordestinos se elevou 123%, entre 2002 e 2012. Uma realidade bem diferente daquela do final da década de 1990. Em 1999, os negros recebiam menos de 50% da renda do trabalhador branco com o mesmo nível de escolaridade.

“A discrepância na renda entre brancos e negros existe e ainda é muito grande, até mesmo dentro dos bancos. Ainda não temos o que comemorar. No entanto, quando olhamos o país após o governo Lula e com a continuidade das políticas públicas para os negros, como as cotas nas universidades, por exemplo, nada mais justo que homenagear um dos homens que mais se preocupou com o movimento negro enquanto presidente”, ressalta o diretor do Sindicato e coordenador do Coletivo de Combate ao Racismo da entidade, Júlio César Silva Santos.

> Desigualdade racial nos bancos em cargos e salários

A trajetória do primeiro deputado federal a se dedicar à causa dos negros no país também será reconhecida. Abdias do Nascimento foi um defensor da cultura e igualdade para os afrodescendentes no Brasil. Por essa luta, ele foi indicado, em 2010, ao Prêmio Nobel da Paz. Mas começou a militar muito antes. Na década de 1930, já atuava na Frente Negra Brasileira. Fundador do Teatro Experimental do Negro, foi preso pelo governo Getúlio Vargas por resistir a agressões racistas. Em 2006, Abdias recebeu das mãos do então presidente Lula a honraria mais alta outorgada pelo governo brasileiro, a Ordem do Rio Branco (foto). Também foi sugestão dele instituir o 20 de novembro como feriado em São Paulo.

Orixá – Não por coincidência, este ano o orixá homenageado será Xangô, considerado pai da política e da justiça. “No dia a dia, sua presença está nos fóruns, delegacias, ministérios políticos. Encontramos Xangô nas lideranças de sindicatos, associações, movimentos políticos, nos partidos políticos, nas campanhas, enfim, em tudo o que gera habilidade no trato das relações humanas ou nos governos, de um modo geral”, explica o secretário de Cultura do Sindicato, Kardec de Jesus, ao convidar todos os trabalhadores a ocupar as ruas do Centro para celebrar a data.

O cortejo parte da sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro) ao meio-dia, passa pelo Viaduto do Chá até a Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu, onde haverá benção, e termina na Praça Antônio Prado, de volta à sede. A cantora Adriana Moreira e um balé afro animarão a caminhada.

Show e seminário – Além de embalar o cortejo, a cantora Adriana Moreira também celebra a data com show de samba no Café dos Bancários, na sexta-feira 23. O espaço, que fica na São Bento, 413 (edifício Martinelli), abre às 17h, mas o show começa às 20h.

A programação do Sindicato pelo Dia da Consciência Negra continua com a realização do Seminário Negro Plural, em parceria com a CUT e o Instituto Luiz Gama. O evento terá mesas de discussão sobre educação, política e cultura. Começa às 9h30 e vai até 19h, no Sesc Vila Mariana. Inscrições pelo 3104-5930 ou pelo e-mail: [email protected]


Redação - 16/11/2012

 

 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1