Pular para o conteúdo principal

Demitido do Santander, envie seu relato

Linha fina
Sindicato recebe histórias dos trabalhadores dispensados para mostrar quão discriminatórias foram as centenas de demissões promovidas pelo banco
Imagem Destaque

São Paulo – “Segunda-feira cheguei na agência e fui demitido. Quando entreguei o meu crachá e saí do local, já não sabia onde eu estava. A sensação é que estava fora do ar. Cheguei em casa e à noite recebi uma ligação de uma amiga dizendo que leu no site do Sindicato que as demissões foram em todo o Brasil, demissões em massa. Fiquei chocado, fomos pegos de surpresa. Tenho problemas de saúde, estava fazendo hora extra diariamente, até na hora do almoço e acumulava funções, pois sobra trabalho e falta funcionário no banco.”

Esse é o depoimento de um bancário ex-banespiano que trabalhou por cerca de 20 anos na instituição financeira e após a fusão com o Santander, e está entre as centenas de demitidos na base do Sindicato em São Paulo, Osasco e região.

> TRT-SP suspende demissões do Santander

Assim como ele, muitos trabalhadores oriundos do Banespa e de outros bancos incorporados pelo Santander foram dispensados com base em alguns parâmetros, como relata outra bancária banespia, ao destacar a desconfiança que tinha de que seu perfil não interessava mais para o banco, pois restam apenas três anos para sua aposentadoria. “Eles foram claros na dispensa: por eu estar para me aposentar e vir de outro banco fazia parte do corte.”

Após 24 anos no banco, antidepressivos e tratamentos psiquiátricos passaram a fazer parte da sua rotina. Fortemente abatida, a bancária relatou como aconteceu seu primeiro afastamento, após sofrer três assaltos seguidos dentro da agência. “O médico diagnosticou síndrome do pânico e me afastou. Mas o pior estava por vir e eu não sabia. Quando voltei, trabalhei um ano com depressão e o assédio moral passou a fazer parte da rotina. Eles achavam que eu não servia mais para eles.”
Ainda em tratamento e perto de se aposentar, a bancária entrou para a lista dos dispensados pelo banco, mesmo depois de anos de dedicação. “Fiquei meio frustrada e deprimida, apesar de perceber que o banco já não reconhecia mais o meu trabalho.”

Compareça ao Sindicato – Os bancários do Santander demitidos em dezembro podem enviar ao Sindicato seus relatos sobre situações constrangedoras, sobre sua história no banco, ou sobre como foi o processo de demissão. Todos os relatos e denúncias devem ser enviados por meio do site do Sindicato. Clique aqui e escolha o setor “site” para enviar sua mensagem. Pessoalmente e por e-mail, documentos e relatos devem ser encaminhados até segunda-feira 10, às 12h.

A orientação é que os dispensados que ainda não realizaram a homologação tenham em mãos uma cópia da carta de demissão para controle das dispensas. Os bancários que tiverem laudos médicos e documentos que comprovem estabilidade também devem estar com os papéis.

“Nosso objetivo é mostrar na Justiça como essas dispensas são irregulares. Trabalhadores adoecidos foram atingidos, bancários que passaram por assalto em sua agência, que desenvolveram estresse pós-traumático. Todas essas histórias demonstram o desrespeito do banco com os trabalhadores brasileiros”, ressalta a diretora executiva e funcionária do Santander Rita Berlofa.


Tatiana Melin e Gisele Coutinho - 7/12/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1