Pular para o conteúdo principal

MB debate democratização da comunicação

Linha fina
Professor da USP, Laurindo Leal, Paulo Salvador, da Rede Brasil Atual e o blogueiro Luiz Carlos Azenha são os convidados. Participe!
Imagem Destaque

São Paulo - A democratização dos meios de comunicação é prioridade entre lutas defendidas pelo Sindicato, por isso o tema será discutido no Momento Bancário em Debate, dentro das comemorações dos 90 anos de fundação da entidade. Na ocasião será lançando o curta-metragem 90 anos: Comunicação e Cultura.

O programa de webtv, na segunda-feira 8, a partir das 19h, terá como convidados para o debate o professor doutor da USP, Laurindo Leal, o blogueiro Luiz Carlos Azenha e o coordenador da Rede Brasil Atual, Paulo Roberto Salvador. O Momento Bancário em Debate Especial 90 anos, conduzido pela presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, contará com plateia e transmissão ao vivo pelo site do Sindicato.

A necessidade de criar uma regulamentação da mídia será tema central do debate. No Brasil, onde a propriedade dos meios de comunicação – bem como a escolha do conteúdo a que somos submetidos – está na mão de poucas famílias, não há uma regulação abrangente nessa área, já que no país ainda vigora o Código Nacional de Telecomunicações de 1962.

> Sindicalismo das Américas discute comunicação
> Iniciativa popular por marco regulatório da comunicação

O estudo Os Donos da Mídia, do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom), mostra que de 1990 a 2002 o número de grupos que controlam a mídia no Brasil reduziu-se de nove para seis. A eles estão ligados 668 veículos em todo o país: 309 canais de televisão, 308 canais de rádio e 50 jornais diários.

Uma das formas de mudar o setor é a formulação e a aprovação de uma lei que divida as concessões entre meios públicos, privados e estatais e que combata o monopólio no setor.

Mande sua opinião – A regulamentação da mídia está em debate e você pode participar acompanhando o evento no Auditório Azul do Sindicato (Rua São Bento, 413). Para assistir na plateia, inscreva-se até as 16h da segunda, por meio do [email protected] ou pelo 3188-5200. É necessário mandar nome, telefone, e-mail e entidade ou profissão.Também é possível assistir ao programa de webtv ao vivo pelo site.

Você já pode enviar perguntas para o [email protected] ou via Twitter usando #MBemDebate.


Elisângela Cordeiro - 4/4/2013

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1