Pular para o conteúdo principal

Cerca de 50 mil participam do 1º de Maio na zona sul

Linha fina
Casamento coletivo, serviços de cidadania, jogos, apresentações musicais e projeto CineB marcam evento organizado pelo Sindicato e CUT-SP
Imagem Destaque

São Paulo - Um dia dedicado à família na festa do trabalhador. Assim pode ser sintetizado o evento organizado pelo Sindicato e CUT-SP no 1º de Maio realizado na região do Grajaú, zona sul de São Paulo. Cerca de 50 mil pessoas transitaram pelo local durante todo o dia.

> Fotos: galeria do 1º de Maio da zona sul
> Vídeo: veja reportagem sobre a festa

A quinta edição consecutiva teve início logo às 9h da manhã, com inúmeras crianças formando filas para um dos brinquedos instalados no local. Pula-pula, tobogã, piscinas de bolinhas eram algumas das opções. Às crianças também estava disponível oficina que ensinava escovar os dentes corretamente e dava dicas básicas para saúde bucal. "Esse é o primeiro ano que venho. Infelizmente, minha mulher não pode vir porque está trabalhando, mas trouxe minha filha para passarmos a tarde aqui", disse o autônomo Lucas Oliveira que acompanhava Maria Eduarda no evento.

Enquanto as crianças se divertiam, pais, mães, irmãos utilizavam um dos serviços oferecidos gratuitamente como podologia e corte de cabelo. Outros cuidavam da saúde por meio de testes de glicemia e glaucoma.

Tudo ao som de 13 bandas da região que se revezaram no palco com samba, sertanejo, hip hop, rap, samba rock e classic rock.

O gerente de vendas Reinaldo Brochetti afirma ter ganhado um presente no Dia do Trabalhador. Acompanhado de sua esposa Yeda, recebeu orientações no posto da Previdência Social sobre o tempo de aposentadoria. "Achei que faltavam três anos para me aposentar. Hoje descobri que já completei o tempo. Não gastei nem dez minutos para saber disso, tinha um agendamento para daqui a seis meses na Previdência para sanar dúvidas. Esse tipo de serviço não tem preço, É muito bom para a população", disse.

O ex-presidente do Sindicato e deputado estadual, Luiz Cláudio Marcolino (PT), um dos idealizadores do 1º de Maio descentralizado, diz que a intenção é justamente levar esse serviço para a população. "É uma oportunidade que milhares de pessoas têm de ter acesso a diversos serviços e opções de lazer. Mas também é para se conscientizar, pois aqui trouxemos também o abaixo-assinado para a reforma política e outros temas que normalmente não são tratados na mídia."

A secretária de Imprensa da CUT-SP e diretora do Sindicato, Adriana Magalhães, destacou a importância do envolvimento da população nos temas que envolvem a vida do trabalhador. "Estamos recolhendo  assinaturas contra o PL da terceirização de Sandro Mabel. Todas as nossas conquistas vieram com luta e é este tipo de reflexão que também trazemos para a população da periferia."

Casamento coletivo - Como presente do Sindicato - que completou 90 anos em 16 de abril - foi realizado casamento coletivo de 15 casais. A entidade presenteou as noivas com a cerimônia, maquiagem e buquê. Após a cerimônia, os casais subiram ao palco e ao som da valsa foram aplaudidos pela população. Algumas das noivas chegaram a jogar o buquê.


Após 15 anos de união e com dois filhos - um de 3 anos e outro de 12 anos -  Alexandre Chagas e Marisa Batista resolveram se casar. "Há muito tempo queríamos isso e agora não podíamos perder a oportunidade. Meus filhos ficaram contentes quando souberam da novidade", disse Marisa.

Sucesso do CineB - A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, a secretária-geral, Raquel Kacelnikas e os diretores executivos Daniel Reis, Rita Berlofa e Maria Rosani também prestigiaram o evento.

Durante uma das exibições do projeto CineB, iniciativa do Sindicato e da Brazucah Produções, Juvandia sorteou brindes para a plateia e ressaltou a importância da iniciativa."Temos levado as exibições a várias comunidades. É uma oportunidade para que as pessoas tenham acesso ao cinema de qualidade, da produção nacional e que têm dificuldade de ir às salas convencionais".

O CineB foi um dos eventos mais concorridos, formando filas a cada uma das exibições. Programado para terminar às 18h, foi prorrogado e até as 19h.

Além do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, participaram a Fetec-CUT;SP, o Sindicato dos Químicos e parlamentares.


Jair Rosa - 1°/5/2013
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1