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Começa campanha de valorização no Bradesco

Linha fina
Bancários lembram que não são “homens de lata” e querem ser tratados com dignidade, com respeito ao PCCS, remuneração total e auxílio-educação para todos
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São Paulo - Um banqueiro frio e inflexível que exige um “superfuncionário”, imune a erros, faltas, cansaço, doenças, pressões e emoções, ou seja, um homem de lata. Essa foi a mensagem que o ato lúdico representado nesta terça-feira 7 passou aos funcionários do Telebanco Santa Cecilia e que marcou o início da campanha de valorização dos funcionários do Bradesco.

> Fotos: galeria dos atos de lançamento
> Vídeo: reportagem especial sobre o ato

Os complexos Cidade de Deus, Alphaville, Prime Paulista e Nova Central também receberam manifestações para conscientizar seus funcionários sobre a campanha que pretende reivindicar uma série de pontos definidos no Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco, no dia 17 de abril.

Dentre as principais reivindicações estão remuneração total; programa de reabilitação profissional; parcelamento do adiantamento de férias; auxílio-educação; melhorias no plano de saúde e, principalmente, mais objetividade e transparência no PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários).

O dirigente sindical Marcelo Peixoto ressalta que os funcionários do Bradesco consideram o PCCS injusto e antidemocrático. “O bancário começa sua carreira no Bradesco com expectativa de crescer dentro do banco. É justo que eles saibam até onde podem chegar e qual a metodologia utilizada para avaliar seu rendimento, mas a direção do banco se recusa a divulgar esses critérios”, afirma Peixoto.

Remuneração total – O Sindicato reivindica que o banco pague mensalmente, a título de remuneração complementar, 10% sobre o total das vendas de produtos financeiros das unidades e 5% da receita de prestação de serviços, apurada trimestralmente e distribuída de forma linear.

Homem de lata – A campanha de valorização dos funcionários do Bradesco adotou o homem de lata como mascote, em uma alusão ao personagem do Mágico de Oz que queria ter um coração e ser tratado como gente. A escolha do Homem de Lata foi uma analogia ao robozinho mascote do Bradesco.

“A ideia é mostrar que somos humanos e buscamos a valorização. Não somos e não queremos ser tratados e nem vistos como robôs”, afirma Marcelo Peixoto.

Campanha de sindicalização – Desde 18 de abril os funcionários da rede de agências do Bradesco que não são associados ao Sindicato estão recebendo fichas de sindicalização. Os bancários lotados em departamento receberam no dia 3.

“Os funcionários que quiserem se tornar sócios e fortalecer a luta da categoria por melhores condições de trabalho devem solicitar o formulário ao gerente administrativo da unidade e os trabalhadores dos departamentos devem solicitá-las ao chefe de expediente”, lembra o diretor do Sindicato Marcelo Peixoto.


Rodolfo Wrolli – 7/5/2013
 

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