Pular para o conteúdo principal

Empregados definem pauta a ser entregue à Caixa

Linha fina
Bancários priorizarão condições adequadas de trabalho, melhoria na estrutura da rede de agências e valorização profissional
Imagem Destaque

São Paulo – Jornada de seis horas para todos, mais contratações, valorização do plano de cargos e salários, melhorias na logística e fim do assédio moral são algumas das principais reivindicações específicas que serão entregues à direção da Caixa Federal para a negociação da renovação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

> Vídeo: matéria especial sobre o congresso

A pauta foi aprovada por 337 delegados, representando trabalhadores da instituição financeira de todo o país, durante o 29º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal) ocorrido nos dias 17, 18 e 19, em São Paulo. O evento deste ano teve como lema “Sou da Caixa, faço um Brasil melhor - Sobra trabalho, faltam estrutura e reconhecimento”.

“Discutimos questões que afetam a todos os bancários indistintamente, do caixa ao gerente, além dos empregados lotados nas áreas meio. Estamos dispostos a negociar para encontrar soluções para todas as questões e esperamos o mesmo empenho dos representantes do banco. Caso isso não ocorra, os empregados têm de estar preparados para a mobilização”, afirma o integrante da Comissão Executiva dos Empregados Dionísio Reis.

Principais resoluções do 29º Conecef:

Saúde do trabalhador, condições de trabalho e Saúde Caixa
- Fim do  assédio moral.
- Medição e adequação obrigatória dos índices de ruído, luminosidade e temperatura no ambiente de trabalho, a cada seis meses.
- Cobertura pelo Saúde Caixa de fisioterapia, RPG, acupuntura e psicoterapia, sem limite de sessões e sem exigência de autorização da auditoria ou da Gipes.
- Eliminação da carência de 15 dias entre um atendimento e outro quando se tratar de pronto-socorro, entre outras.
- Adicional de periculosidade aos empregados que trabalhem em locais considerados áreas de risco de assaltos e sequestros.

Funcef e aposentados
- Fim do voto de Minerva nas instancias da Funcef.
- Reconhecimento, por parte da Caixa, do CTVA como verba salarial para fins de aporte à Funcef, aos que permaneceram no REG/Replan não saldado, bem como aos que saldaram;
- Manutenção do Fundo para Revisão de Benefícios, art. 115 do regulamento do REG/Replan saldado e art. 91 do Novo Plano, como instrumento permanente da política de aumentos reais para os benefícios.
- Fim da discriminação e direito do pessoal do REG/Replan migrar para o Plano de Cargos e Salários (PCS) 2008 e Plano de Funções Gratificadas (PFG) 2010;
- Recuperação e utilização do superávit para melhorar os benefícios REG/Replan a exemplo do saldamento.

Segurança bancária, carreira e condições de funcionamento das agências e representação dos trabalhadores
- Fim do descomissionamento arbitrário.
- Revogacão imediata das restrições impostas como pré-requisitos para a candidatura de empregados/as ao cargo de representante eleito pelos empregados/as no Conselho de
Administração da Caixa, permitindo que qualquer empregado possa concorrer, independentemente de ter ou não ocupado função gratificada.
- Elevação do valor da indenização por assalto/sinistro para o equivalente a 100 salários mínimos calculados pelo Dieese.
- Retomada da implantação do modelo “Agência Segura”;
- Abertura de agências somente com o total cumprimento do plano de segurança homologado pela Polícia Federal.
- Criação da função gratificada de assistente no atendimento social.
- Valorização da função de avaliador de penhor com revisão do piso de mercado.
- Realização de atendimento expresso obrigatoriamente por empregado com função de caixa.
- Abertura de novas unidades somente com a estrutura física, de segurança e ergonomia necessárias ao atendimento adequado à população.
- Aperfeiçoamento do modelo do PFG, incluindo progressão horizontal em cada cargo/função, por tempo de exercício.

Papel social da Caixa, contratação, isonomia, Sipon e jornada de trabalho
- Jornada de seis horas para todos.
- Fim das horas extras sistemáticas.
- Extinção do registro de horas negativas do Sipon e do bloqueio de acesso motivado por falta de homologação do gestor ou decorrente de hora extra não acordada.
- Isonomia: extensão do ATS e licença-prêmio para todos os empregados admitidos a partir de 1998.
- Revisão da Estrutura Salarial Unificada (ESU) e do Plano de Cargos e Salários da carreira administrativa, com valorização salarial.
- Fim da responsabilizacão do empregado no caso de irregularidades no registro do Sipon.


Redação, com informações da Fenae - 20/5/2013

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1