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Itaú divulga ranking e desrespeita CCT

Linha fina
Superintendente envia mensagens expondo resultado de agências o que é proibido pela Convenção Coletiva de Trabalho
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São Paulo – “No monitoramento de resultados os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados.” O trecho consta da cláusula 35ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mas, de acordo com denúncia de diversos funcionários, é desrespeitado pela direção do Itaú.

Segundo o diretor do Sindicato Sérgio Francisco, há relatos de gerentes de agências da chamada região 54 informando que a superintendente envia e-mails a todos os bancários, assinalando com cores o desempenho das unidades: verde para quem cumpre as metas, amarelo para quem está abaixo das metas e vermelho muito abaixo das metas.

“Com isso, além de expor os gerentes e demais trabalhadores dessas unidades, a superintendente ainda os pressiona a cumprir as metas do Agir. Metas tão elevadas que a maioria dos locais não deve atingir os mil pontos exigidos do programa próprio de remuneração para o mês de julho”, critica o dirigente sindical. “Estamos exigindo que o Itaú cesse a divulgação de ranking e que negocie a política de metas com os trabalhadores.”

Os bancários que também sofrem com essa prática devem denunciar ao Sindicato por meio do 3188-5200 ou enviar mensagem ao Fale Conosco do site (escolha o setor "site").

Campanha 2013 – Entre as principais reivindicações da Campanha Nacional Unificada que serão entregues à federação dos bancos (Fenaban) na terça 30 está o fim das metas abusivas.

> Bancários entregarão pauta no dia 30

Os bancários querem o fim das metas individuais e diárias, fim da cobrança para caixas e que seja levado em  conta o poder aquisitivo da população e a região onde a agência está instalada. “As metas atingem todos os bancários, independentemente do banco em que trabalha. Por isso, é importante que todos entrem firmes nessa luta para resolver esse grave problema que precariza as condições de trabalho e provoca adoecimentos na categoria”, diz a diretora executiva do Sindicato Marta Soares.

Campeão das reclamações – O resultado da cobrança desmedida pelo cumprimento de metas cada vez maiores, comprometendo a qualidade de serviço dos bancários, deve ser uma das explicações para o fato de o banco ocupar a primeira colocação entre as instituições financeiras mais reclamadas pelos consumidores em ranking divulgado pela Fundação Procon.


Redação - 29/7/2013

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