Pular para o conteúdo principal

Caixa tem de respeitar jornada dos empregados

Linha fina
Em negociação, dirigentes sindicais afirmam que não renovam cláusula de compensação de horas se empresa não mudar de postura
Imagem Destaque

São Paulo – Se a direção da Caixa Federal não disponibilizar o Sipon (Sistema de Ponto) a todos os trabalhadores, inclusive aos gerentes, e não respeitar o prazo de comunicar os empregados com cinco dias de antecedência sobre quando devem folgar, os representantes dos trabalhadores tendem a não renovar a cláusula 6ª do acordo aditivo que trata da compensação de horas extras.

O recado foi dado pelos representantes dos empregados aos negociadores do banco público na quarta rodada de negociação específica da Campanha 2013 nesta terça-feira 3, em Brasília, que tratou dos temas jornada, Sipon, terceirização e Funcef.

A cláusula 6ª estabelece que a jornada de trabalho poderá ser prorrogada excepcionalmente e é assegurada a aplicação do percentual de 50% sobre o valor da hora normal ou a compensação, com folga, das horas extraordinárias. “Queremos acabar definitivamente com o trabalho gratuito dentro da Caixa e para que isso ocorra, todos têm de marcar o ponto, inclusive os gerentes, como acontece atualmente com os empregados que ocupam este cargo na capital paulista. Se a cláusula não for renovada a lógica passará a ser: hora extra feita, hora extra paga”, afirma o integrante da Comissão de Empresa dos Empregados (CEE), Dionísio Reis.

> Sipon é obrigatório também aos gerentes da Caixa

Segundo o dirigente sindical, os representantes da Caixa afirmaram que a exigência de marcação no Sipon, cuja implantação em todo o país foi concluída em 31 de agosto, “atrapalha” esses comissionados. “Não concordamos com isso. Além de esses empregados serem discriminados em relação aos demais, o fato de não estarem obrigados a acessar o Sipon, possibilitará a algumas chefias pressioná-los para que prossigam trabalhando além de sua jornada a partir de um terminal por elas disponibilizados. Ou seja, sem a obrigatoriedade a gerentes, o Sipon perde todo o sentido que é o de combater o trabalho gratuito”, afirma.

Os negociadores da Caixa afirmaram que não é orientação do banco haver qualquer tipo de marcação paralela de ponto e que todos devem assinalar corretamente sua jornada e todas as horas extras. Afirmaram ainda que desconhecem haver locais na empresa onde ocorram horas extras sistemáticas. “Convidamos os representantes dos bancos a saírem dos gabinetes e percorrerem as agências, nas quais os caixas extrapolam diariamente sua jornada em pelo menos uma hora, tal o fluxo de usuários que têm de atender. Ou seja, quem negocia pela empresa tem de conhecê-la para resolver os problemas”, afirma Dionísio, destacando que também foi cobrado o cumprimento da jornada de seis horas a todos os bancários sem redução de salário.

Os dirigentes afirmaram ainda que, também devido à sobrecarga de trabalho, grande parte dos empregados não pode fazer os cursos de seis horas por mês dentro da jornada da Universidade Caixa, que é uma das exigências para a promoção. A essa crítica, os negociadores do banco responderam: “só não fez curso quem não quis”.

Terceirização – Os empregados denunciaram que a abertura de novas agências com número reduzido de empregados tem comprometido o atendimento nas unidades, o que provoca o aumento na procura de casas lotéricas e outros correspondentes bancários pelos clientes, principalmente de baixa renda. “Reforçamos que isso vai contra o papel do banco público, pois o que tem de haver é o aumento do número de empregados por agências”, diz Dioníso. A essa questão a Caixa respondeu que não vê relação entre o número de empregados em pouca quantidade com o aumento da procura por correspondente bancário.

Funcef – Na reunião os trabalhadores voltaram a cobrar o fim da discriminação aos empregados que não saldaram o REG/Replan e, em função disso, são impedidos de migrar para o PCS (Plano de Cargos e Salários) de 2008 e para o PFG (Plano de Funções Gratificadas) de 2010. A Caixa voltou a negar a reivindicação.

Conselho de Administração – A direção da Caixa informou que foi formada comissão eleitoral – composta por representantes do banco e da Contraf-CUT – para organizar novo calendário para a eleição do representante dos empregados no Conselho de Administração do banco público. O processo será retomado após o movimento sindical pressionar pela mudança na regra que impedia que cerca de 80% dos trabalhadores pudessem se candidatar.


Jair Rosa - 3/9/2013
 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1