Pular para o conteúdo principal

Aumento salarial impulsiona economia

Linha fina
Economista da PUC-SP afirma que momento do país é favorável para bancários e outras categorias conquistarem ganhos salarias e direitos
Imagem Destaque

São Paulo – O aumento da massa salarial é um dos principais motores que impulsionaram o desenvolvimento econômico e social do país nos últimos dez anos. Essa é a opinião do economista Antonio Lacerda, professor da PUC de São Paulo.

Lacerda aponta que o período atual é propício para os bancários, e demais categorias que têm data base no segundo semestre, conseguirem mais conquistas, como o aumento real do salário. “O Brasil está numa situação privilegiada de emprego, com um desemprego muito baixo. Ao contrário do que ocorre em vários países europeus. É, portanto, um momento propício para os sindicatos de trabalhadores conseguirem preservar os seus direitos e conquistar ainda mais”, explica.

Para o economista, as melhorias nas condições de vida da população em geral passam pelos ganhos reais dos trabalhadores. “Para fortalecer a economia, temos de ter um mercado interno de consumo forte. Isso pressupõe um ganho da massa salarial e a expansão de crédito, que aumentou o consumo e também o investimento nos últimos dez anos. Esses mecanismos geram e distribuem renda, contribuindo para a justiça social”, explica o economista.

Cenário econômico – O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, surpreendeu as expectativas pessimistas do mercado e registrou alta de 1,5% no segundo trimestre, o que demonstra uma retomada da economia, com alta generalizada em todos os setores.

“É um resultado muito positivo, que ajuda muito nas estratégias sindicais. A expectativa era menor do que esse resultado. Certamente, esse resultado do segundo trimestre é uma boa notícia, que reflete algumas das medidas do governo tomadas em relação ao incentivo fiscal à indústria e ao consumo”, afirma Patrícia Pelatieri, economista do Dieese.

Em artigo no site da Carta Capital o economista João Sicsú lembra que essa oscilação do PIB equivale a aumento de 3,3% em relação ao mesmo período de 2012, com o investimento crescendo quase três vezes mais que a economia. “Outro quesito importante da qualidade do PIB é o crescimento da indústria”, destacou Sicsú. Foi de 1,7% na indústria de transformação em relação ao trimestre anterior. A construção civil foi o destaque, cresceu 3,8% em relação ao trimestre passado. “Sempre que a indústria cresce a trajetória do PIB se mostra mais consistente.”

O economista classifica esse movimento como “sonho para uns e pesadelo para outros: a economia está com inflação moderada e a trajetória de crescimento se mostra consistente, embora ainda modesta”.

Bancos – Se para os trabalhadores em geral o cenário já é favorável, para os bancários ainda há uma margem muito maior para obter ganhos salariais, já que o setor financeiro apresentou lucros recordes no primeiro semestre de 2013.  

Leia mais
> Com cenário altamente favorável, bancos apresentam proposta


Renato Godoy – 4/9/2013

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1