Pular para o conteúdo principal

Comissão geral da Câmara vai discutir PL 4330

Linha fina
Anúncio foi feito pelo presidente da Casa após reunião com centrais. Para CUT, decisão significou ganho de tempo para luta contra projeto que regulamenta terceirização fraudulenta
Imagem Destaque

São Paulo – Após reunião com líderes das centrais sindicais, na tarde desta quarta 4, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou a instituição de uma Comissão Geral para discutir o PL 4330/2004, da terceirização.

As comissões gerais da Câmara são sessões plenárias para discutir determinado assunto relevante, das quais, além dos parlamentares da Casa, podem participar representantes da sociedade convidados. Após a realização da comissão é que será decidido como será a tramitação do projeto.

Segundo a secretária de Relações do Trabalho da CUT, Maria das Graças Costa, a decisão dá tempo maior para a luta dos trabalhadores contra o PL 4330. Para a CUT e o Sindicato, o projeto trará enormes prejuízos à classe trabalhadora e ao país, na medida em que permite a terceirização nas atividades-fim das empresas, facilita a intermediação fraudulenta de mão de obra e precariza o emprego.

“Com a decisão, ganhamos mais tempo para fazer o debate com a sociedade e com os parlamentares. Queremos alertá-los sobre o prejuízo que a aprovação desse projeto representa para o Brasil, pois ele não só regulamenta os 12 milhões de terceirizados brasileiros, mas também torna vulneráveis os 43 milhões de empregos no país”, disse Maria das Graças, lembrando que a posição da CUT é compartilhada por instituições importantes da Justiça do Trabalho.

“Na semana passada tivemos manifestações importantes como a carta de 19 ministros do TST condenando o PL 4330, e nota da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho). A gente conta ainda com o apoio do Ministério Público do Trabalho. Não é, portanto, apenas uma briga entre trabalhadores e empresários, a questão é bem mais profunda e envolve o futuro do país.”

> Justiça do Trabalho em peso contra PL 4330

CCJ – Pela manhã, a mobilização dos trabalhadores (foto) já havia conseguido o cancelamento de mais uma audiência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que poderia votar o projeto. Assim como na terça 3, novamente os trabalhadores tiveram dificuldades em entrar na Casa e promoveram o ato (foto) na porta da Câmara. O ato contou com o apoio de parlamentares, que deixaram o Congresso e se uniram aos manifestantes, entre eles, os deputados federais Vicentinho e Ricardo Berzoini, ambos do PT de São Paulo.

“Não é possível que a classe trabalhadora continue apanhando da polícia legislativa e da PM na porta da Câmara como aconteceu ontem e hoje cedo. Quando os empresários veem, são bem recebidos, não acontece violência nem repressão nenhuma. Enquanto nós somos recebidos a cassetadas e gás de pimenta”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas.

> Cancelada novamente sessão sobre PL 4330
> CUT impede votação do PL 4330

Mais tarde, o presidente da CCJ, deputado Décio Lima (PT-SC), chegou a anunciar requerimento de urgência para que o PL 4330 saísse da CCJ e fosse diretamente para a apreciação no plenário. “Nos manifestamos contrários a isso na reunião desta tarde e conseguimos o compromisso do presidente (da Câmara) Alves de que o PL 4330 não andará até a realização da comissão geral”, reforçou Graça.

Presente à reunião e um dos parlamentares engajados no combate ao PL 4330, Berzoini também destacou o ganho de tempo. “Ganhou-se mais tempo e mais espaço para o debate”, disse Berzoini, explicando que a comissão geral é uma espécie de audiência pública em plenário. “Só depois disso é que será definido o trâmite do projeto, se irá direto ao plenário, como querem os favoráveis à aprovação, ou se volta à CCJ. Nossa posição é pela retirada do PL da pauta, mas prevalecerá a combinação do regimento interno da Casa e da maioria eventual”, disse.

O deputado também informou que a provável data da comissão geral será 17 de setembro.


Andréa Ponte Souza, com informações da Agência Câmara – 4/9/2013
(Atualizado às 14h37 de 5/9)

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1