Pular para o conteúdo principal

Dirigentes consideram proposta do Basa insuficiente

Linha fina
Funcionários do Pará realizam assembleia nesta segunda 14 para avaliar pontos apresentados pela direção do Banco da Amazônia
Imagem Destaque

São Paulo - As negociações em torno das reivindicações específica dos funcionários do Banco da Amazônia (Basa) foram retomadas, na sexta 11, por representantes dos trabalhadores e da direção da instituição financeira. Na ocasião os negociadores pelo banco apresentaram proposta considerada insuficiente pelos dirigentes sindicais.

Nesta segunda 14, os trabalhadores realizam assembleia, na sede do Sindicato dos Bancários do Pará, para deliberar sobre a proposta do Basa que prevê o reajuste de 8% para os salários.  

Isonomia - Função Comissionada dos Supervisores de Agências: equiparação com o mesmo valor pago a título de gratificação de função aos supervisores da matriz, equivalente a aplicação de 21,33% na parcela da gratificação, contemplando 532 funcionários.

Ausências abonadas - O banco apresentou a concessão e/ou ampliação de dias de faltas abonadas, como nas situações de casamento, acompanhamento de familiares enfermos, adoção, óbitos na família, entre outros.

Capaf - O Basa concorda em reabrir o prazo para novas adesões aos planos saldados, conforme reivindicado, após consulta à Capaf e à Previc, caso as liminares concedidas pela justiça (duas) sejam revogadas.

NP 118 – A instituição financeira manifesta sua intenção em rever a norma, a partir da constituição de um GT específico, para num prazo de 180 dias, através de reuniões mensais, colher subsídios das entidades/participantes para a sua revisão

Crédito Imobiliário - Promover tratativas junto ao Banco do Brasil e à Caixa Federal, para estabelecer Convênio, que garanta financiamento imobiliário aos funcionários que desejarem, nos mesmos moldes e taxas dos empregados daquelas instituições financeiras. Prazo de 60 dias para a definição.

PCS (Plano de Cargos e Salários) - Contratação de empresa através de licitação, para prestar consultoria relativa a elaboração de proposta do PCS. Prazos: até novembro de 2013 para a efetivação do processo licitatório e até 24 meses para a conclusão da elaboração da proposta. A cada etapa concluída pela Consultoria as entidades sindicais seriam chamadas para tomar ciência e oferecer suas contribuições, dúvidas a serem esclarecidas e críticas à proposta.

Lateralidade - O banco está revendo algumas situações detectadas pela própria administração, mas não abre mão de manter essa forma de gestão, inclusive como orientação de governo.

Dias da greve - Cumprimento do estabelecido pela Fenaban, ou seja, uma hora acrescida a jornada normal, até o dia 15/12/13.

Plano de Saúde - Criação de GT (Grupo paritário de Trabalho) para num prazo de 6 meses formar diagnóstico para as questões que envolvem o assunto, como subsídios ao debate para construção de alternativas e possíveis mudanças ou adaptações, mas que não signifiquem pura e simplesmente aportes de novos recursos na Casf.

Homoafetivos - Reconhecimento dos direitos dos casais homo afetivos.

Comir - Eemocratização do processo de escolha dos representantes dos empregados através de eleições diretas para o Comir, nos moldes do que ocorre no Conselho de Administração, com período definido de mandato e garantias institucionais, como estabilidade, para os representantes eleitos.

Pós Graduação para os funcionários da área de TI - Para os técnicos científicos da área de TI o prazo para participar do programa de pós graduação passa a ser de 1 ano na função.

PLR Social - O Banco informa que não haverá pagamento dessa parcela da PLR pois não vai atingir as metas estabelecidas.

Cassação da liberação do Representante da AEBA - Contraf-CUT, Fetec Centro Norte e Sindicato do Pará posicionaram-se contra a proposta apresentada pelo banco e mantiveram a liberação no Acordo Coletivo.


Contraf-CUT - 14/10/2013

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1