Pular para o conteúdo principal

PL 4330 é criticado em debate na OAB em Brasília

Linha fina
Projeto que legaliza precarização das relações de trabalho através da subcontratação indiscriminada de qualquer atividade foi amplamente repudiado
Imagem Destaque

São Paulo - O Projeto de Lei 4330/2004 foi tema de debate na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), na quarta-feira 16, em Brasília. O PL, que legaliza a precarização das relações de trabalho através da subcontratação indiscriminada de qualquer atividade, foi amplamente repudiado pelo conselheiro federal da OAB/DF, Nilton Correia, que, com respaldo constitucional, derrubou todos os argumentos levantados em defesa do PL pelo próprio empresário e deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), autor do projeto e presente ao debate.

Um dos primeiros pontos contestados por Correia foi a afirmação de Mabel sobre um suposto aumento de custo da terceirização, caso o PL seja aprovado. "Minha impressão é de que o número de terceirizados vai diminuir em pelo menos 30% em função do aumento do custo", disse o parlamentar. Para enterrar esse falso argumento, Nilton Corrêa fez apenas uma pergunta: "se vai ficar mais caro, por que as empresas não defendem então a contratação direta dos trabalhadores?"

Para o conselheiro federal da OAB/DF, o projeto tem um problema de base ética e moral. "A empresa loca pessoas e pessoas não podem ser objeto de contratação", analisa.

Correia avalia ainda que o PL 4330 "fere o princípio da moralidade e da impessoalidade" quando permite a terceirização em empresas públicas, além de transgredir o "princípio da isonomia", quando permite que qualquer função seja terceirizada, mas não equipara salários.

Nilton Correia também criticou o ponto sobre a terceirização de atividades especializadas. Para ele, não há como definir o que é especializado. "Vai virar um 'tabuleiro de baiana': vai ter de tudo. Uma empresa de jornalista, uma de cinegrafista, uma de radialista. Todas dizendo que se são especializados. Aí você pergunta para o trabalhador: o que você faz? Ele diz: sou especializado. Especializado em que?, você pergunta. E ele te responde: sei lá", comenta.

Nota da OAB/DF - No dia 3 de setembro, a Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB, presidida por Nilton Correia, publicou nota técnica afirmando que o PL 4330 é contrário às "conquistas democráticas recentes".

"A lógica do projeto envolve a transformação da força do trabalho humano em mercadoria negociada entre a empresa que, ao final, auferirá os lucros com a atividade produtiva, e outra empresa que desenvolverá a função de intermediária da prestação de serviços, retirando seus rendimentos não da produção, mas da comercialização da força de trabalho. Trata-se de norma que, se aprovada, incorrerá em graves prejuízos sociais e em sérias violações à Constituição Federal, em nítida afronta ao Estado democrático de direito", critica a Ordem dos Advogados do Brasil.

Votação emperrada - Com o fim do prazo de cinco sessões ordinárias para apreciação do PL 4330 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, requerido pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), o projeto será encaminhado, sem ser votado, ao Plenário da Casa.

A não votação do PL 4330 só foi possível pela pressão dos trabalhadores. Para evitar surpresas da bancada empresarial, os militantes e dirigentes da CUT ainda estão em vigília permanente contra o projeto, mesmo com a promessas da bancada do PT e de alguns parlamentares de outros partidos de obstruírem a votação em Plenário até 2015.


Contraf-CUT, com Seeb Brasília - 18/10/2013

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1