Pular para o conteúdo principal

Depois de assédio, bancária é demitida do BV

Linha fina
Funcionária é mandada embora após relatar problema ao RH. Denuncie ao Sindicato!
Imagem Destaque

São Paulo – Com mais de cinco anos de casa, uma trabalhadora da BV Financeira, que tinha acabado de ganhar uma promoção por mérito, foi surpreendida quando, em reunião com um chefe e três colegas, escutou deles que havia um problema “pessoal” a ser enfrentado pela equipe. “Disseram que o problema não era profissional e sim pessoal. Que minha voz os irritava. Eu falo alto, eu sei... Mas sou assim e sempre fui uma boa funcionária. Foi muito constrangedor”, conta.

Ao se sentir injustiçada, a bancária acreditou que poderia encontrar uma solução dentro da BV. Assim, relatou a situação ao departamento de Recursos Humanos, pelo telefone.

Depois de duas semanas, a funcionária tirou 20 dias de férias e, na volta, foi informada de que seu trabalho continuaria a ser realizado por outro empregado. “Me tiraram todo o serviço. Foi horrível.”

Depois de 15 dias, a empregada foi demitida. “Me disseram que eu não tinha o perfil. Isso porque eu tinha acabado de ganhar uma promoção por mérito!”, indigna-se.

Denuncie ao Sindicato - Uma das políticas de gestão de pessoas da BV Financeira consiste em fazer o trabalhador acreditar que pode resolver os problemas internamente, por meio do departamento de Recursos Humanos. O banco disponibiliza canais de comunicação “RH com Você”, ouvidoria interna, e “Central RH”, consultoria de processos e atendimento de RH, para “monitorar” o ambiente de trabalho, segundo o site do Banco Votorantim, que detém a financeira.

O Sindicato orienta os trabalhadores a fazer suas denúncias à entidade da categoria. “O exemplo da BV é um alerta para que os bancários não entrem nessas armadilhas criadas pelos bancos, que demitem quem denuncia ou quem é denunciado, conforme sua conveniência”, previne a secretária-geral do Sindicato Raquel Kacelnikas.

Para denunciar problemas enfrentados no local de trabalho, entre em contato com o Sindicato.


Mariana de Castro Alves – 23/12/13

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1