Pular para o conteúdo principal

Santander de Itapecerica é interditado por três dias

Linha fina
Com ar-condicionado quebrado, bancários estão parados desde a sexta-feira 21. Depois da mobilização, técnicos comparecem à unidade para conserto
Imagem Destaque

São Paulo – Agência do Santander de Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo, foi interditada pelo Sindicato por falta de condições adequadas de trabalho, na sexta 21, segunda 24 e terça 25, durante todo o expediente.

O problema é a falta de ar-condicionado, com mau funcionamento desde o início do ano e quebrado desde quinta 20.

De acordo com o dirigente sindical Rodolfo Conde, da Fetec-CUT/SP, o aparelho é muito antigo, “desde a época do Banespa”.

Além disso, há um sério problema de higienização. “O ambiente é fechado e, sem circulação de ar, as pessoas ficam doentes”.

De acordo com o dirigente, na semana entre 17 e 21 de fevereiro, três trabalhadores da agência adoeceram devido a viroses. “O ambiente é propício à disseminação de doenças, ainda mais sem a devida limpeza dos equipamentos”.

Após três dias sem abrir as portas, o banco enviou técnicos para a manutenção, na tarde da terça 25.

A agência, que tem cerca de 14 funcionários, já havia sido fechada pelo Sindicato nos dias 7 e 13 de fevereiro, depois de denúncias de bancários e clientes. Nas ocasiões, os técnicos não conseguiram resolver o problema, pois fizeram apenas uma adaptação, a chamada “gambiarra”.

“Se não houver solução, os trabalhadores vão novamente cruzar os braços para exigir respeito”, diz.

A ação faz parte de uma força-tarefa que reivindica melhores condições de trabalho. Só em 2014, o Sindicato recebeu 225 denúncias de ar-condicionado. Em 2013, 13% de todas as reclamações feitas à entidade foram relativas a problemas nos equipamentos.


Mariana de Castro Alves – 25/2/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1