Pular para o conteúdo principal

Gushiken homenageado em Santo André

Linha fina
Prefeitura inaugura centro educacional com nome do líder sindical bancário, o maior da cidade
Imagem Destaque

São Paulo – O ex-presidente do Sindicato Luiz Gushiken recebeu uma justa homenagem da prefeitura de Santo André, município do ABC paulista. Foi inaugurado no domingo 16 o Cesa Parque Andreense Luiz Gushiken. É o 11º Centro Educacional de Santo André e o maior da cidade.

“Assumi a prefeitura com o compromisso de entregar esse equipamento. Conheço muito bem as dificuldades do povo do Parque Andreense”, afirmou o prefeito Carlos Grana. “Aproveito para agradecer as vereadoras e os vereadores que, em tempo recorde e por unanimidade, aprovaram a justa homenagem àquele que foi um dos principais líderes políticos de nosso país: Luiz Gushiken.” A esposa Elisabeth e os filhos Guilherme, Artur e Helena, compareceram à inauguração.

“O Sindicato agradece o reconhecimento da prefeitura de Santo André à história de Luiz Gushiken, que é a história dos bancários e da luta pelos direitos democráticos”, afirma a presidenta da entidade, Juvandia Moreira.

Trajetória – Gushiken presidiu o Sindicato em 1985 e atuou ativamente contra a ditadura militar e em defesa da categoria. Funcionário do antigo Banespa, hoje controlado pelo Santander, sucedeu Augusto Campos na direção da entidade, no processo de redemocratização do país, e comandou uma greve nacional que paralisou 700 mil bancários.
Iniciou sua trajetória como cipeiro, atuando firmemente na defesa dos direitos dos banespianos.

Em 1986 elegeu-se deputado constituinte e ajudou a construir a Constituição Cidadã de 1988, atualmente em vigência no país. Gushiken morreu em 13 de setembro, após uma batalha de cerca de doze anos contra o câncer.

Leia mais
> Gushiken é exemplo de vida e de coragem


Redação - 26/3/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1