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Clientes aderem a abaixo-assinado por contratações

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Iniciativa do Sindicato coleta 300 assinaturas em favor de mais bancários em agência do Santander no Jardim Aricanduva
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São Paulo – Unidade do Santander do Jardim Aricanduva teve na segunda-feira 7 um dia atípico. O Sindicato realizou uma atividade que mobilizou 300 clientes que reivindicaram, por meio de um abaixo-assinado, a contratação de mais funcionários para mais qualidade e menor tempo de espera no atendimento.

“Mais contratações e garantia de emprego” era a frase vista em faixa estendida na frente da agência e o abaixo-assinado trazia “Por mais bancários na agência Aricanduva”. Ao microfone, além de dirigentes sindicais, clientes também expressaram o descontentamento com a falta de funcionários do banco.

A atividade, realizada das 10h às 15h, foi acompanhada da entrega à população de uma carta aberta contra as demissões e o fechamento de agências.

Carta aberta – O Sindicato foi a público denunciar a piora nas condições de trabalho na agência Jardim Aricanduva por conta da política do Santander de economizar à custa do atendimento à população.

O banco espanhol reduziu 4.371 empregos, fechou as portas de 94 agências, 128 postos de atendimento (PAs) e desativou 835 caixas eletrônicos, no ano passado. Apesar disso, a base de clientes do Santander chegou a 29,5 milhões, o que representou crescimento de 2,2 milhões em um ano.

“Claro que essa política de enormes lucros e crescimento de clientes junto com demissões e fechamento de agências leva à falta de funcionários e à piora no atendimento”, diz Marcelo Sá, diretor do Sindicato.

Os trabalhadores estão sobrecarregados, principalmente depois que tiveram de atender mais 2 mil clientes que vieram da agência Rio das Pedras, fechada em dezembro de 2013. A unidade dividia com a agência Jardim Aricanduva a clientela da região.

“Falta gente e, com muito trabalho e pressão por metas absurdas, os bancários estão expostos ao estresse e ao adoecimento”, critica Marcelo. “A gente luta a partir de uma agência, mas o problema é geral do banco”, explica.De acordo com o dirigente, a pressão por contratação será ampliada: “Vamos continuar nossa cobrança em mais agências para o banco contratar mais, conscientizando também os clientes.”


Mariana Castro Alves – 8/4/2014
 

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