Pular para o conteúdo principal

Mais Médicos completa demanda de Mauá

Linha fina
Moradores que antes percorriam grandes distâncias em busca de médicos, agora têm atendimento perto de casa
Imagem Destaque

São Paulo – O município de Mauá (SP) completou o quadro de profissionais das equipes de Saúde da Família das 23 unidades básicas da cidade com o 4º ciclo do Programa Mais Médicos, do governo federal. Antes de os profissionais estrangeiros chegarem ao município, todas as equipes estavam incompletas, algumas sem nenhum médico.

A moradora de Mauá Aline Ferreira trabalha como operadora de caixa de um mercado e tem um filho recém-nascido. Não faz muito, ela precisava percorrer grandes distâncias para conseguir atendimento médico regular ao bebê. Hoje, recebe acompanhamento do médico cubano Ellercer Torres, em local próximo de onde mora. "Agora tem atendimento perto de casa", conta, o que facilita conciliar a vida como mãe e trabalhadora.

O cubano Ellecer está no Brasil há sete meses, desde o início do programa. Ele garante que essa não é uma missão somente médica, mas também humanitária. Para o médico, o atendimento não é voltado só para doenças, mas sim à sensibilidade das pessoas. "Tem um povo para ser ouvido, ser atendido com amor, carinho”, defende.

> Vídeo: Assista reportagem realizada pela TVT

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça que as ações do Mais Médicos vão além da chegada dos estrangeiros nas cidades brasileiras. Elas são, principalmente, destinadas a aumentar o número de médicos formados no país, a melhorar a infraestrutura das unidades básicas de saúde e a construir novos postos de atendimento. "Essas são as medidas estruturais e as mais importantes”, diz.


Rede Brasil Atual - 17/4/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1