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Respeito e mais contratações, isso muda o jogo!

Linha fina
Com panfletagem, Sindicato denuncia à população e turistas péssimas condições de trabalho no Itaú, banco patrocinador oficial da Copa do Mundo
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São Paulo – A contracampanha do Sindicato para cobrar melhores condições de trabalho e mais contratações no Itaú entrou no segundo dia nesta quarta-feira 11 com panfletagem em estações do metrô da capital paulista.

Os protestos são uma forma de evidenciar a rotina de trabalho e vivida pelos funcionários do banco, que convivem com demissões, sobrecarga de trabalho, pressão abusiva pelo cumprimento de metas e assédio moral.

“A realidade é bem diferente do que é retratado nas campanhas publicitárias emotivas e com produção milionária do banco, que sempre abordam temas como união familiar e responsabilidade social”, afirma a dirigente sindical Valeska Pincovai.

“O Itaú lucra cada vez mais, porém isso não resulta em mais empregos e melhor atendimento à população. Só no primeiro trimestre de 2014, foram R$ 4,5 bilhões, aumento de 29% em relação a março de 2013. Por outro lado, eliminou 2.759 postos de trabalho em 12 meses”, consta no material entregue à população.

Trilingue – Além de português, o texto do panfleto foi escrito também em inglês e espanhol, visando atingir também os milhares de turistas que circulam pela capital por causa da Copa do Mundo.  O Itaú é o banco patrocinador oficial do torneio.

> Leia o panfleto que foi entregue

A instituição atua em cerca de 20 países das Américas, Europa e Ásia, e muitos deles estão representados por suas seleções na Copa do Mundo: Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, México, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Suíça e Japão. Destes países, Chile, Uruguai, Inglaterra e Bélgica jogarão em São Paulo na primeira fase do mundial. 

“Patrocinador oficial da Copa, o Itaú anuncia que, dessa forma, está investindo no Brasil. Mas quem aposta no desenvolvimento do país cria empregos, ao invés de demitir. Promove boas condições de trabalho a seus funcionários, e não sobrecarga, pressão e adoecimento. Oferece bom atendimento aos clientes, ao invés de filas demoradas, falta de segurança e tarifas nas alturas. Passou da hora de o banco de fato mudar o jogo!”, diz outro trecho do material.

Avenida Paulista – A contracampanha teve um prelúdio avassalador na terça-feira 10, com a paralisação de 14 agências na região da Avenida Paulista, onde clientes e bancários apoiaram a luta contra as péssimas condições de trabalho e as demissões nos quadros do banco.

> Protesto na Paulista mostra o verdadeiro Itaú

O analista de sistemas e cliente Clovis Carlos de Melo disse não ver sentido nenhum em o banco patrocinar a Copa do Mundo. “Deveriam usar esse dinheiro para contratar mais funcionários e atender a gente melhor.”

Opinião semelhante tem o aposentado Domingos Borges. “Eu acho que o Itaú tem que patrocinar são os seus empregados. Os bancos ganham muito dinheiro com juros. Poderiam pagar salários melhores e contratar mais. Funcionário que ganha bem e é bem tratado e produz mais”, opina o cliente do Itaú.

“Além da Copa do Mundo, o Itaú é também patrocinador oficial das doenças de trabalho, do excesso de jornada, da pressão e do desrespeito”, ironiza a dirigente Valeska. “Queremos preservar a saúde dos bancários e mais qualidade de vida para eles. Isso sim é responsabilidade social”, finaliza.


Rodolfo Wrolli - 11/6/2014

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