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Ato reivindica mais bancários por agências na Caixa

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Durante protesto do Sindicato em agência na zona norte, clientes e usuários assinaram carta pedindo mais empregados nas unidades do banco
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São Paulo – Filas longas e demoradas, bancários sobrecarregados e condições de trabalho precárias. Essa é a realidade das agências da Caixa Federal, que funcionam com número de empregados insuficiente para uma demanda cada vez maior. “O banco está ampliando sua rede, mas não contrata na mesma proporção. O resultado é a insatisfação de clientes e o sofrimento dos trabalhadores”, critica a dirigente sindical Ivi Miranda, que participou de ato do Sindicato por mais contratações, na quinta-feira 3, em unidade na Brasilândia, zona norte da capital.

Não à toa, os dirigentes conseguiram 140 assinaturas de correntistas e usuários em carta aberta que reivindica mais empregados nas unidades do banco público. “Estamos em campanha por mais contratações e a população tem apoiado nossa luta. Muitos aproveitam para reclamar da demora nas filas. Eles reconhecem que o atendimento do bancário é bom, o problema é o tempo que levam para serem atendidos”, relata Ivi.

A manifestação teve o objetivo de pressionar a Caixa a ampliar o quadro de empregados e respeitar os direitos dos trabalhadores.

A dinâmica dos protestos vai se manter: “Primeiro visitamos a agência e conversamos com os empregados. Depois fazemos ato em frente ao local para denunciar a situação dos trabalhadores à população”, explica a dirigente. Ela informa ainda que o Sindicato e a Apcef agendarão reuniões com as superintendências regionais do banco, para discutir o problema. “Não vamos nos restringir aos protestos, vamos conversar formalmente com o banco sobre nossa reivindicação.”

A manifestação seguinte será em unidade da zona leste, em data a ser definida.

Números – Segundo o último balanço da instituição, referente ao primeiro trimestre de 2014, a Caixa criou 4.893 postos de trabalho em 12 meses (entre março de 2013 e março de 2014). Mas enquanto o número de bancários cresceu 5,2% no período, o de clientes aumentou 10,8%, o de contas correntes, 12,4%, e o de agências, 11,7%.


Andréa Ponte Souza – 3/7/2014

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