Pular para o conteúdo principal

Funcionários não devem cancelar o Economus

Linha fina
Orientação do Sindicato é que bancários do Banco do Brasil oriundos da Nossa Caixa não desistam do plano de saúde. Se quiserem retornar, terão de cumprir carências novamente
Imagem Destaque

São Paulo – Representantes dos trabalhadores pediram explicações do Banco do Brasil sobre uma mudança que extingue os planos de saúde Plus e Plus II e institui o Economus Família. A solicitação, feita na sexta 11, que pedia a imediata suspensão da alteração e a abertura de mesa de negociação foi recusada.  Diante da negativa, dirigentes do Sindicato orientam os trabalhadores a não cancelar o Economus Família.

“É importante que os bancários não cancelem o plano e não se precipitem. Se cancelarem, há a possibilidade de retorno, mas será necessário cumprir todas as carências exigidas, com se estivesse entrando no plano só agora. Apesar do aumento, é melhor esperar porque estamos procurando saídas e verificando quais medidas podemos tomar em defesa dos assistidos”, explica Irinaldo Barros, conselheiro fiscal suplente do instituto e dirigente sindical.

O novo plano, o Economus Família, traz aumentos de até mais de 64% para os assistidos, bancários do BB que vieram da Nossa Caixa e que, muitas vezes, pagam pelos seus dependentes. A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Economus, em fevereiro desse ano.

“Diante de uma decisão obscura, tomada pelo Conselho Deliberativo do Economus e ainda sem a participação efetiva dos funcionários no debate, pedimos justificativa, informações da saúde financeira do instituto e prorrogação do prazo para os bancários decidirem o que fazer”, relata Irinaldo, que não teve acesso à decisão de extinção dos planos.

O prazo para o bancário se manifestar pelo cancelamento da sua participação no novo Economus Família terminou na segunda 14. A alteração é automática para quem não declarou sua saída.

“Fomos procurados pelo superintendente do Economus, indicado pelo banco, há apenas três semanas, e não tivemos acesso ao conteúdo das mudanças nem aos prazos. Por isso, insistimos: foi uma decisão sem participação do Sindicato, que é quem realmente está interessado em defender os trabalhadores. Estamos estudando todas as medidas que estão ao nosso alcance”, afirma Irinaldo.

Leia mais
> Alta no Economus surpreende trabalhadores
> Sindicato pede negociação sobre o Economus


Mariana Castro Alves – 15/7/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1