Pular para o conteúdo principal

Caixa condenada por assédio moral

Linha fina
Empregado era humilhado e exposto por sua gerente; banco não atendeu denúncia do Sindicato, que acabou acionando a Justiça
Imagem Destaque

São Paulo – Por meio de ação movida pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) condenou a Caixa a pagar R$ 20 mil em indenização para um empregado, vítima de assédio moral. O banco não recorreu da decisão e realizou o pagamento.

De acordo com o processo, a gerente se utilizava da função hierarquicamente superior para expor e humilhar publicamente o empregado. Clientes chegaram a presenciar o trabalhador passando por situações constrangedoras.

Antes de entrar com ação na Justiça, o bancário fez a denúncia ao sindicato de Mato Grosso, que por sua vez solicitou ao banco uma posição formal a respeito, mas não houve resposta nos cinco meses seguintes. A entidade também denunciou quatro casos de assédio moral envolvendo a mesma gerente. O sindicato destacou ao banco, na época, que as denúncias eram gravíssimas e as vítimas continuavam sendo assediadas. Sem resposta da Caixa, a entidade defendeu o trabalhador com ação na Justiça.

Para o bancário, a condenação reforça a luta contra o assédio moral. “Sofri uma série de perseguições, perdi oportunidade no trabalho por causa desta situação. Acredito que a condenação dá abertura para que outros bancários se manifestem e denunciem o assédio moral que sofrem, para reverter esta situação."

Denuncie o assédio – O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região possui um canal de denúncia ao assédio moral. Para relatar alguma situação, clique aqui ou ligue 3188-5200.


Redação, com informações do Seeb-MT – 17/7/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1