Pular para o conteúdo principal

Terror em agência do Santander

Linha fina
Durante assalto em unidade da zona sul, funcionários foram ameaçados com dinamite e armas de grosso calibre. Sindicato pressiona pela emissão da CAT
Imagem Destaque

São Paulo – Os bancários de uma agência do Santander localizada na zona sul da capital paulista viveram momentos de terror na quarta-feira 16, quando a unidade onde trabalham sofreu um assalto. Até 17h30 de quinta 17, o banco ainda não havia emitido a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

O dirigente sindical Gilberto Campos destaca que a unidade permaneceu fechada nesta quinta-feira 17. “O Sindicato está acompanhando a ação e cobrando o banco para que forneça a CAT o quanto antes. A responsabilidade da emissão do documento é do banco", ressalta.

A CAT permite ao trabalhador que sofrer eventuais sequelas físicas ou psíquicas em decorrência de acidente de trabalho – o que inclui assalto – comprovar sua ligação com o incidente e, dessa forma, resguardar seus direitos.

A Lei 8.213/91 determina que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa pelo empregador em caso de omissão.

A ação – Segundo testemunhas, cerca de 15 assaltantes invadiram a agência antes da abertura ao público, às 9h. Estavam bem armados, equipados com fuzis e inclusive com dinamite. Na hora do assalto, havia cerca de 10 bancários na agência.

Ainda de acordo com as vítimas, os bandidos chegaram a colocar uma banana de dinamite entre as pernas de uma das funcionárias enquanto o cofre era roubado. Outro artefato explosivo ficou exposto em cima de uma mesa, como forma de aterrorizar os demais funcionários rendidos.  Um vigilante foi agredido.

“Foi muito tenso. Você vê uma bolsa com dinamite dentro, os assaltantes ameaçando explodir a agência e a gente sem poder fazer nada. Foi muito difícil. Todos nós ficamos com muito medo, mas mantivemos a calma”, relatou uma das vítimas.

Um psicólogo designado pelo banco acompanhou os funcionários.


Rodolfo Wrolli – 17/7/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1