Pular para o conteúdo principal

Bancos repassarão dados sobre adoecimento

Linha fina
Reivindicação do movimento sindical será atendida. Dirigentes vão aprofundar debate com Fenaban e discutir fatores que comprometem saúde e provocam afastamento de trabalhadores
Imagem Destaque

São Paulo – As instituições financeiras atenderão à reivindicação dos dirigentes sindicais e repassarão seus bancos de dados, com detalhes sobre a quantidade de afastamentos, os tipos de doenças que acometem os bancários, entre outras informações. O compromisso foi firmado na reunião do grupo de trabalho (GT), integrado por representantes dos empregados e da federação dos bancos (Fenaban), durante reunião na segunda-feira 21, em São Paulo.

“Os bancos chegaram a passar dados preliminares do setor, mas cobramos informações mais detalhadas para podermos ter as causas do adoecimento da categoria e, a partir daí, discutir proposta que melhorem as condições de trabalho”, relata o secretário de Saúde do Sindicato, Dionísio Reis, que participou da negociação. “Sabemos, por exemplo, que muitos se afastam em virtude de transtornos mentais, muito em função do assédio moral para o cumprimento de metas abusivas. É essencial mudar essa realidade.”

Esse GT é uma conquista da Campanha Nacional Unificada 2013 e está assegurado na cláusula 61ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). As reuniões começaram no ano passado.

Mais – Os dirigentes sindicais e os negociadores da Fenaban voltam a se reunir no dia 23, para acompanhamento do projeto piloto de segurança, e na quinta-feira 24 em GT que avalia o instrumento de combate ao assédio moral, conquistado na Campanha 2010.


Jair Rosa – 21/7/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1