Pular para o conteúdo principal

Metrô 24 horas é uma necessidade

Linha fina
Base aliada ao governo do estado obstruiu votação em julho. Tema deve voltar à pauta da Assembleia Legislativa de São Paulo em agosto
Imagem Destaque

São Paulo – A cidade de São Paulo funciona 24 horas, mas o transporte coletivo, não. Por isso, o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) apresentou o Projeto de Lei 621/2011 propondo a extensão no horário dos trens da Companhia Metropolitana de São Paulo (Metrô), subordinada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, para 24 horas de circulação ininterrupta, incluindo sábados, domingos e feriados.

O PL entrou em votação no dia 3 de julho, mas após 18 votos favoráveis e dois contrários, a pauta foi obstruída por partidos da base aliada ao governo do estado (PMDB, PSDB, PPS, PV e PSB). A votação deve ser retomada no mês de agosto.

“O transporte público (metrô, trem e ônibus) 24 horas precisa estar na pauta do legislativo paulista. O acesso à mobilidade com segurança não pode ser furtado da população que precisa: trabalhadores, estudantes, professores, os jovens”, afirma o deputado Marcolino. “O poder público paulista precisa enfrentar essa necessidade”, reforça o parlamentar, recomendando que os cidadãos entrem em contato com seus deputados para cobrar a votação do PL do transporte público 24 horas.

Marcolino (foto) lembra que, com cerca de 20 milhões de habitantes, São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo, com enorme quantidade de empresas com até quarto turnos de trabalhadores, hotéis, supermercados e restaurantes que funcionam a todo vapor durante a madrugada. Sem falar na diversidade cultural da noite paulistana.

“O projeto pode viabilizar estudos para que outros serviços comecem a funcionar na madrugada. Com isso, haveria geração de mais emprego e a redução da quantidade de pessoas que transitam nos chamados horários de pico”, completa o parlamentar.


Redação - 22/7/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1