Pular para o conteúdo principal

Aponte prioridades para o aditivo do Santander

Linha fina
Sindicato realiza consulta entre funcionários para embasar negociações para renovação do acordo específico. Participe!
Imagem Destaque

São Paulo – O Acordo Aditivo à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), do Santander, será renovado em breve. O atual, assinado em 1º de setembro de 2012, tem validade até 31 de agosto.

> Assinado Acordo Aditivo do Santander 2012/2014

Mas antes de formalizar um novo documento, o movimento sindical precisa saber quais as prioridades dos funcionários, para incluí-las na pauta de reivindicações e levá-las às mesas de negociação com o banco.

Para isso, o Sindicato disponibiliza consulta na qual o bancário do Santander deve apontar três prioridades, entre temas importantes para a melhoria das condições de trabalho no banco, como garantia de emprego, mais contratações, ampliação das bolsas de estudo, fim das reuniões diárias, entre outros. A consulta pode ser respondida pelo site ou pode ser solicitada, em papel, a algum dirigente do Sindicato e deve ser devolvida até sexta-feira 1º de agosto.

> Clique aqui e responda à consulta

O Santander é o único banco privado no Brasil cujos funcionários usufruem de acordo específico. O documento já era realidade no extinto Banespa e, graças à mobilização dos trabalhadores, foi mantido após a compra do banco público pelo Santander, em 2002. Desde então, esse acordo garante direitos aos bancários.

“Nossas conquistas sempre são referência. Alguns dos direitos que hoje fazem parte da CCT da categoria, já eram realidade no aditivo do Santander. Um exemplo é a cláusula de saúde que garante um salário adiantado ao funcionário afastado mas ainda sem o benefício do INSS. Nós, do Santander, já contávamos com isso antes de ser uma conquista de todos os bancários, na Campanha 2012”, destaca a diretora executiva do Sindicato Maria Rosani.

Ela cita ainda direitos que ainda não estão previstos na CCT, mas fazem parte do aditivo, como a licença amamentação: até os nove meses da criança, a mãe pode chegar com uma hora de atraso ou sair uma hora mais cedo. Ou a licença não remunerada de até 30 dias para cuidar de um parente adoecido de primeiro grau, incluindo sogro e sogra.

A dirigente informa que a pauta de reivindicações será entregue ao banco na primeira quinzena de agosto e enfatiza a importância da participação de todos. “Quanto mais bancários responderem à consulta, mais representativa da vontade dos bancários será a nossa pauta de reivindicações para o acordo”, ressalta, acrescentando que antes de responder à consulta, os bancários devem se informar sobre os direitos já previstos no documento atual.

Leia mais
> O Aditivo 2012/2014 na íntegra
 

Andréa Ponte Souza - 25/7/2014

* Atualizado em 29/7/2014

 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1