Pular para o conteúdo principal

CUT apresenta rede de comunicação popular

Linha fina
Em sua 14ª Plenária, central apresenta parcerias que resultam em mídias pautadas pelo interesse social antes do comercial
Imagem Destaque
São Paulo – A Central Única dos Trabalhadores (CUT) apresentou na quarta-feira 30, durante sua 14ª Plenária Nacional, as parcerias realizadas com a Rede Brasil Atual (RBA) e a TV dos Trabalhadores (TVT) para fortalecer uma comunicação plural e democrática, que tem interesse social antes do comercial. A central também divulgou aos mais de 600 delegados e delegadas do encontro, um novo programa de televisão – realizado em parceria com a TVT – chamado Repercute, além do novo layout do Jornal da CUT e o novo site.

Para a secretária nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, a luta por mudanças na comunicação precisa ser dividida em duas frentes: a democratização do acesso e do direito à produção de informação e a construção efetiva de uma rede articulada com movimentos sociais, para que a pluralidade de vozes da sociedade seja finalmente ouvida. “A parceria com a RBA e a TVT mostra a necessidade da compreensão de que devemos atuar juntos. Isso é fundamental na luta pela Comunicação que queremos: ampla, democrática, plural e focada no interesse social”, afirmou.

Lei da Mídia Democrática – Rosane também salientou a importância da Campanha “Para expressar a Liberdade”, que deu origem ao Projeto de Lei de Mídia Democrática, uma iniciativa popular para instituir um Marco Regulatório das Comunicações. Para colaborar no recolhimento de assinaturas e conhecer o projeto, acesse o site da campanha.

Coordenador da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador lembrou que “não é possível ter a comunicação como uma área secundária. Ela é central para a democracia, e a CUT percebeu isso.” Para o jornalista, a tarefa dos meios alternativos de comunicação se divide em três partes: denunciar as mentiras e manipulações da mídia tradicional; regulamentar os artigos 220 e 221 da Constituição Federal, que dizem respeito à liberdade de expressão e a critérios que as emissoras de rádio e TV devem obedecer como concessões públicas; e executar as ações planejadas. “O estímulo a uma rede de comunicação dos trabalhadores é uma ação concreta de combate à hegemonia da mídia.”

Citando o exemplo do programa “De Braços Abertos”, instituído pela prefeitura de São Paulo para lidar com usuários de crack, Paulo diferenciou a abordagem das mídias alternativas em relação à mídia tradicional. “A mídia tradicional buscava os lados negativos da notícia. Tivemos situações em que jornalistas entraram na casa das pessoas furtando cartilhas e materiais para ter informações. Nossos jornalistas, por outro lado, os tratavam como iguais. E as próprias pessoas cediam material. É importante tratar as pessoas com respeito, não criminalizando. E precisamos fazer jornalismo, produzir conteúdo, não apenas comentários”, disse.

Grande mídia – O coordenador da TVT, Valter Sanches, destacou o papel de embate atribuído às mídias alternativas. “Tradicionalmente, a grande mídia domina perto de 90% do espectro de comunicação. Nós lutamos por 25 anos e, agora, a TVT é a primeira e a única TV cedida a um sindicato”.

Ele disse ainda que a liberdade de comunicação é um assunto que pode ser abordado por várias vertentes, mas é preciso analisar o discurso subentendido de cada uma delas. “A grande imprensa diz que luta pela liberdade de imprensa mas é, na verdade, liberdade de empresa, com retorno comercial. E as formas que usam para atrair público são muitas vezes ações machistas, racistas e preconceituosas. É por isso que devemos lutar para democratizar”, afirmou.

O jornalista também apontou a necessidade de combater redes de televisão que acumulam espectros de transmissão e revendem. “Eles deveriam devolver ao Estado e mandar para consulta pública. Precisamos desenvolver tudo o que pudermos para que consigamos mostrar a pluralidade da sociedade e dos movimentos sociais”, destacou.

A programação da TVT pode ser assistida pelo www.tvt.org.br.
 
O Sindicato, junto com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, também firmou parceria com a TVT.

> Sindicato agora é parceiro na gestão da TVT

Reformulação – A Comunicação da CUT foi reformulada. O tradicional Jornal da CUT está com um layout novo, com matérias analíticas que tratam não apenas da rotina da central, mas de temas de interesse da classe trabalhadora. Já o novo site apostará na conexão com as redes sociais e integração de texto, áudio e vídeo.

Dados sobre a Rádio CUT também foram divulgados. A central tem 72 retransmissoras pelo país, que reproduzem o Jornal da CUT, produzido em parceira com a TVT. Das retransmissoras, 17 são rádios comerciais, 53 comunitárias e duas educativas, atingindo cerca de 20 milhões de pessoas em todo o país.

TV em rede nacional – Durante a Plenária, a secretária de Comunicação, Rosane Bertotti, apresentou um teaser do novo programa de televisão, o Repercute, produzido em parceria com a Rede Brasil Atual e a TVT. O Programa será semanal, em formato de revista e com duração de 30 minutos. “Usaremos, claro, as propostas com as quais nossas Confederações trabalham, mas usaremos, antes de tudo, nossa concepção de mundo. No início, o programa irá ao ar pela TVT, mas estamos construindo parcerias com TVs comunitárias e veremos modos de colocar o programa no mercado”, sinalizou a dirigente.


CUT, com edição da Redação – 31/7/2014
 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1