Pular para o conteúdo principal

Encontro aberto discute isonomia na Caixa

Linha fina
Reunião no dia 16 definirá propostas de São Paulo, Osasco e região a serem levadas à discussão nacional
Imagem Destaque

São Paulo – Para que todos os empregados da Caixa Federal tenham os mesmos avanços é necessário que os bancários que ingressaram no banco público após 1998 tenham direito ao ATS (Adicional por Tempo de Serviço) e à licença-prêmio. Com o objetivo de definir ações conjuntas para conquistar esses direitos será realizado Encontro Nacional de Isonomia, em 30 de agosto, em Brasília.

Os representantes de São Paulo, Osasco e região para o evento nacional serão definidos durante encontro aberto que ocorre dia 16, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413), a partir das 10h.

A licença-prêmio correspondente a 18 dias de folga por ano e o ATS, também chamado anuênio, garante o reajuste de 1% no salário por ano, acumulável até atingir o teto de 30%.

“As diferenciações entre os bancários da Caixa ocorreram à época em que Fernando Henrique Cardoso ocupava a Presidência da República. Dentro os ataques que visavam a privatização do banco público ocorreu a criação de dois segmentos de trabalhadores com direitos diferenciados para quem entrou antes e após 1998”, esclarece o diretor executivo do Sindicato Dionísio Reis. “Depois de muita luta, principalmente a partir da Campanha Nacional Unificada, conseguimos reaver vários direitos como um mesmo Plano de Cargos e Salários e o abono-assiduidade. Agora, para que haja isonomia entre todos, faltam apenas o anuênio e a licença-prêmio.”

O dirigente explica ainda que a reivindicação é apresentada constantemente nas negociações com a empresa. Além disso, está em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei 6259/05, que estabelece a isonomia de direitos não apenas aos trabalhadores da Caixa, mas também entre o funcionalismo do Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Banco da Amazônia e BNDES.

“Queremos fazer uma grande mobilização para acabar de vez com essa desigualdade na Caixa. Por isso é essencial que os empregados discutam com os colegas propostas e participem dessa luta que também integra a Campanha 2014”, acrescenta Dionísio.

O Encontro Nacional de Isonomia foi deliberado no 30º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal), realizado entre 6 e 8 de junho, no qual foi aprovada a pauta específica que será entregue à direção da empresa em 11 de agosto.

Leia mais
> 30º Conecef: empregados aprovam pauta específica


Jair Rosa – 11/8/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1