Pular para o conteúdo principal

Sindicato vê risco no penhor "express" da Caixa

Linha fina
Empregados cobram do banco apresentação de laudo comprovando que equipamento do penhor “express”, que utiliza Raio X, não apresenta risco à saúde
Imagem Destaque

São Paulo – Com o objetivo de aumentar a oferta de crédito, a Caixa Federal está iniciando o chamado penhor “express”. Para isso adquiriu espectômetros, aparelhos portáteis que, por meio de fluorescência de Raio X, faz varredura nas ligas metálicas das joias entregues por clientes e usuários para avaliação.

O projeto começou a ser implantado sem negociação com o Sindicato, que está cobrando do banco público apresentação de informações técnicas e laudos médicos que comprovem que o equipamento não apresenta risco à saúde. “Recebemos denúncia de que o dispositivo vem com aviso de só poder ser operado por profissional qualificado. Estamos orientando os bancários a não manusearem o espectrômetro até que tenhamos a certeza de que não os prejudicará”, diz o diretor executivo do Sindicato Dionísio Reis.

Os primeiros aparelhos chegaram às agências de Taboão da Serra, Barueri e Itapecerica da Serra, mas segundo reportagem de O Estado de São Paulo, em 27 de julho, o objetivo da Caixa é que até 2015 tenha mil estabelecimentos com serviço de penhor – atualmente, do total de 4.117 unidades, 463 lidam com esse tipo de crédito.

A Caixa penhora joias em ouro e prata, pérolas, diamantes, relógios, canetas e utensílios de prata.  A avaliação é feita por empregado que lida com uma série de produtos químicos. No entanto, o banco determinou que os empregados com função de caixa também façam esse serviço.

“Os avaliadores trabalham em locais mais reservados na unidade, não utilizam esse aparelho e quase não têm contato com o público. Ao colocar essa tarefa ao caixa, além de sobrecarregá-lo ainda mais, pode atrair a atenção de assaltantes”, afirma Dionísio. “Queremos a revisão de tudo isso. Se a empresa quer ampliar essa modalidade de crédito tem de ter mais avaliadores e com equipamentos adequados e seguros”, reforça o dirigente, que também integra a Comissão Executiva dos Empregados.


Jair Rosa – 12/8/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1