Pular para o conteúdo principal

Voto de Minerva garante bônus a diretores da Previ

Linha fina
Pagamento foi assegurado pelo presidente do Conselho Deliberativo, derrubando veto dos conselheiros eleitos
Imagem Destaque

São Paulo – Foi dada mais uma prova de que é necessário ampliar a mobilização pelo fim do voto de Minerva nas decisões da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil). Isso porque o presidente do Conselheiro Deliberativo, a quem cabe o voto de Minerva, utilizou-se desse expediente, em reunião de 31 de julho, para autorizar o pagamento de bônus aos diretores executivos da entidade. A decisão foi tomada após todos os conselheiros eleitos registrarem voto contrário.

Com essa medida, os diretores da Previ receberão, a título de complementação da remuneração variável, bônus retroativo que pode chegar a quatro salários adicionais tanto em 2011 quanto em 2012, e a seis salários em 2013. Esses executivos já recebem anualmente seis salários a título de participação nos lucros.

O bônus vinha sendo discutido no Conselho Deliberativo da Previ desde 2011, com forte oposição dos conselheiros eleitos, os quais divulgaram comunicado reforçando posicionamento contrário ao do presidente (leia aqui).

“Enquanto perdurar esse poder ao indicado pelo banco na entidade, de se impor à revelia dos demais conselheiros e contrariando interesses dos participantes de todos os planos, não teremos gestão verdadeiramente democrática. Por isso, o fim do voto de Minerva é uma das principais reivindicações da pauta específica que entregamos ao BB”, ressalta o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi.

Leia mais
> Reivindicações específicas entregues ao BB


Redação, com informações da Contraf-CUT – 12/8/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1