Pular para o conteúdo principal

Itaú extinguirá cargo de mil assessores operacionais

Linha fina
Processo será paulatino e, segundo representante do banco, funcionários serão aproveitados em outras áreas. Mas já há prejuízo aos trabalhadores e medo de cortes
Imagem Destaque

São Paulo – Assessores operacionais, que auxiliam os gerentes do segmento de empresas, estão se sentindo lesados e preocupados com a informação de que o Itaú irá acabar com o cargo, que abrange cerca de mil trabalhadores em todo o país.

De acordo com o departamento de Relações Sindicais da instituição financeira, a extinção não ocorrerá de forma repentina e parte do contingente será reaproveitado na área comercial, operacional e no BBA – braço de atacado, tesouraria e investimentos institucionais do conglomerado.

“As atividades continuam e por isso não faremos nenhum movimento de esvaziamento de forma repentina”, informa funcionário da área de Relações Sindicais.

Entretanto, os trabalhadores já demonstram insatisfação: “Disseram que vamos ter que procurar outro cargo ou ser um assistente de gerente. Estamos sem saber o que fazer”, relata uma assessora.

Já prejudicados – No segmento de atendimento a empresas nas agências, o Itaú mantém os cargos de assessores operacionais dos chamados EMP 3 e EMP 4. Segundo a dirigente sindical Valeska Pincovai, o EMP 3 continua a ter um espaço reservado para o atendimento a pessoas jurídicas, mas o pessoal do EMP 4 – tanto assessores quanto gerentes – foi transferido para a alçada do varejo, sofrendo prejuízos.

“É do EMP 4 que vêm as denúncias de que há redução no valor da participação nos resultados (PR), corte de telefone celular e cobrança agressiva por metas”, afirma Valeska.

Um gerente da área denuncia que, com sua transferência para a diretoria de pessoa física, o banco fez sua participação nos resultados diminuir: “Recebi 1/3 da minha penúltima PR, um absurdo”, revolta-se.

Outras mudanças deixam os bancários insatisfeitos, como o pagamento do combustível, que será por quilômetro rodado (antes era fornecido vale combustível num valor mensal). Há ainda denúncias de que a cobrança abusiva por metas prevê implicitamente expedientes antiéticos, como troca de pacotes para cobrança de mais tarifas sem que os clientes saibam.

“E ainda há receio de cortes. O Itaú lucrou R$ 9,5 bilhões em seis meses, com demissões. É um lucro estratosférico para que ainda haja redução de postos de trabalho. Enquanto isso, os trabalhadores estão sobrecarregados com metas abusivas, que também prejudicam os clientes”, critica Valeska, que completa: “É preciso mudar essa história”.

Leia mais
> Lucro do Itaú chega a R$ 9,5 bilhões no semestre


Mariana Castro Alves – 15/8/2014
 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1