Pular para o conteúdo principal

Condições de trabalho em debate com BB

Linha fina
Primeira negociação específica da Campanha 2014, na sexta 22, vai abordar a saúde dos bancários
Imagem Destaque

São Paulo – Mais contratações, mínimo de 17 funcionários por agência, dos quais ao menos cinco empregados na função de caixa, e o fim das reestruturações são algumas das propostas do funcionalismo do Banco do Brasil para melhorar as condições de trabalho em todos os setores da empresa. Para discutir essas e outras reivindicações, dirigentes sindicais e representantes do banco público reúnem-se na sexta 22, em Brasília, na primeira rodada de negociação específica da Campanha 2014.

O diretor do Sindicato Cláudio Luis de Sousa lembra que o Banco do Brasil tem diminuído o número de trabalhadores. Ele cita, por exemplo, que entre junho de 2013 e junho deste ano a instituição financeira reduziu o quadro em 2.173 bancários – de 113.720 para 111.547 empregados. Apenas entre abril e junho deste ano a redução chegou a 626 vagas.

"A convocação de concursados vem a passo de tartaruga. Muita gente está saindo por conta de aposentadoria ou por receberem ofertas de outras empresas. Ou seja, além de contratar mais para diminuir a sobrecarga de trabalho, evitando o adoecimento das pessoas, também é necessária a valorização dos profissionais", afirma o dirigente sindical.

Entre as reivindicações de saúde estão Cassi (Caixa de Assistência) para todos, plano odontológico com maior cobertura e administrado pela Cassi, criação de programa de atendimento às vítimas de assédios moral e sexual, manutenção do salário e direitos em caso de afastamento por licenças saúde e maternidade, fortalecimento do programa Estratégia da Saúde da Família.


Jair Rosa – 20/8/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1