Pular para o conteúdo principal

Bancários do CAT serão transferidos para BBA

Linha fina
Sindicato cobra do Itaú opções para os trabalhadores que serão prejudicados com a mudança e pede que os funcionários entrem em contato com a entidade em caso de perda de direitos
Imagem Destaque

São Paulo – O Sindicato recebeu informações de que bancários do CAT do Itaú serão transferidos para o BBA a partir de setembro. Eles reclamam que o banco promoveu reestruturação em alguns setores sem levar em conta as condições de trabalho.

A dirigente sindical Valeska Pincovai ressalta que eles passarão a ter outra função, salário e benefícios diferenciados, pois apesar de o BBA pertencer ao Itaú e ter a mesma razão social desde janeiro deste ano, o banco mantém diferenciações entre os funcionários. E tem mais: “a maioria mora na zona leste. Eles serão prejudicados, pois terão que atravessar a cidade para chegar ao banco, já que o BBA funciona na zona oeste, em Pinheiros”, explica.

Outro problema refere-se ao plano de saúde. Muitos trabalhadores possuem agregados no convênio. No BBA isso não será permitido porque a operadora que presta atendimento é a Bradesco Saúde.

Ao todo serão transferidos cerca de 180 bancários das áreas Finame, BNDS, Garantias, Fiança e Rural.

Segundo Valeska, o banco respondeu que eles terão um prazo de seis meses para se adequar. “Isto é retirada de direitos e não pode acontecer. O trabalhador não pode ficar no prejuízo."

Em reunião com o departamento de relações sindicais, foi solicitado ao Itaú que detalhe as mudanças, como salários, função e benefícios. Com base nessas informações, os dirigentes reivindicarão a avaliação dos casos eventualmente prejudiciais e requisitarão ao banco que lhes sejam dadas outras alternativas.

A dirigente orienta os trabalhadores que tiverem perdas para que entrem em contato com o Sindicato o mais rápido possível. “Dessa forma teremos mais condições de interceder com eficiência no processo em defesa dos trabalhadores.”

> Clique aqui (escolha o setor site) para entrar em contato ou ligue para o 3188-5200

Campanha 2014 – Na quinta-feira 21 será lançada a Campanha Nacional Unificada no CAT. O lema deste ano é “Bancos em 3D: demitem, desrespeitam, deprimem. Vamos mudar essa história”. Assim, a categoria pretende chamar a atenção da sociedade, utilizando o bom humor e o universo cinematográfico para falar das agruras pelas quais passam trabalhadores e clientes.

Sobre o Itaú BBA – Em 2002, o Itaú adquiriu 95,75% das ações do BBA Corporate & Investment Bank. Em 2003 ganhou o nome de Itaú BBA. Trata-se de um banco corporativo, para investidores institucionais e empresas com alto faturamento que, além do Brasil, atua em diversos países: Alemanha, Argentina, Chile, China, Emirados Árabes, Espanha, EUA, França, Ilhas Cayman, Japão, Peru, Portugal, Reino Unido e Uruguai.


Rodolfo Wrolli – 20/8/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1