Pular para o conteúdo principal

Banco comunitário oferece crédito para famílias

Linha fina
O União Sampaio, de gestão compartilhada, tem quatro linhas de crédito: consumo, produtividade, cultura e "puxadinho"
Imagem Destaque

São Paulo – O banco comunitário União Sampaio, na região do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, fez circular, em cinco anos, R$ 100 mil, com 285 empréstimos para a população do bairro do Jardim Maria. Criado em 2009, o banco de gestão compartilhada oferece quatro linhas de crédito popular: consumo, produtividade, cultura e "puxadinho", que é destinada a reformas de moradias. A reportagem sobre o tema foi ao ar na edição de quarta 20 do Seu Jornal, da TVT.

> Vídeo: assista a reportagem completa realizada pela TVT

Com linhas de crédito acessíveis a população, as taxas de juros do banco variam de 1,5% a 2,5% ao mês. Rafael Mesquita, um dos administradores do União Sampaio, explica que o serviço oferecido é "muito parecido" com o serviços dos bancos convencionais, a diferença é a metodologia de fazer o empréstimo. "A gente utiliza o aval solidário. Quando uma pessoa vem aqui solicitar crédito, a gente vai até a comunidade, até os vizinhos, até os comerciantes, para ter referência sobre essa pessoa e pensar como ela pode ser uma parceira do banco", diz.

Rafael pontua que o objetivo da iniciativa não é o lucro, mas, sim, auxiliar a comunidade. "O banco é só uma forma de nós chegarmos até as pessoas que estão precisando dessa estrutura", afirma. De acordo com ele, 72% dos empréstimos foram feitos para mulheres, como é o caso de Ivete Miranda Oliveira, microempreendedora individual que se separou do marido há dez anos e ficou em situação econômica difícil.

"Consegui fazer o empréstimo para investir em roupas. Pra mim, é muito importante. Quando eu estou precisando, vou lá e consigo ajuda", relata Ivete.

O banco faz parte da Rede Brasileira de Bancos comunitários, formada por 113 instituições financeiras. O objetivo da rede, ligada ao movimento de economia solidária, é desenvolver e fortalecer as economias locais. O União Sampaio surgiu em uma parceria com o primeiro banco comunitário do país, Palmas, no Ceará, e recebeu apoio técnico da Incubadora de Empreendimentos Solidários da USP.


Rede Brasil Atual - 22/8/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1