Pular para o conteúdo principal

Basa diz que trará proposta global específica

Linha fina
Reivindicações para melhorar condições de trabalho foram abordadas durante a primeira negociação da Campanha 2014
Imagem Destaque

São Paulo - Começaram as rodadas de negociações específicas entre os representantes dos funcionários e da direção do Banco da Amazônia (Basa) da Campanha 2014. A primeira ocorreu na sexta-feira 22, em Belém.

Apesar do intenso debate sobre diversas cláusulas relativas a saúde e condições de trabalho, o banco informou que formulará uma proposta global até o final das negociações.

Planos de saúde e odontológico – Na reunião os funcionários reivindicaram a retomada do patrocínio do plano de saúde e o custeio do convênio odontológico pelo Basa. Os representantes da instituição disseram que, a princípio, não têm interesse em atender a esses pleitos da forma como foram propostos, mas se comprometeram a realizar estudos.

Aposentados - Sobre a ampliação do ressarcimento do plano de saúde para aposentados não assistidos pela Capaf, a resposta foi apenas que já contempla com o Programa Saúde Amazônia.

Exame periódico - Os trabalhadores cobram a realização de exames médicos periódicos mais detalhados e complexos. O banco disse praticar o que é previsto em lei.

Infraestrutura – Os dirigentes sindicais cobraram melhorias na infraestrutura nas agências, sobretudo com investimentos em tecnologia e treinamento de pessoal. A instituição financeira destaca que atende essa demanda e que, atualmente tem 18 unidades em reforma ou em mudança de prédio, dentro de um universo de 115 em todo país, mas se comprometeu em repassar o cronograma de todas as mudanças estruturais.

Assédio moral - As entidades sindicais reforçaram que existe protocolo para prevenção de conflitos no ambiente de trabalho, assinado por grande parte das instituições financeiras. Assim foi reivindicado que o Basa também faça adesão ao instrumento de combate ao assédio moral. A instituição sinalizou a possibilidade de atender à reivindicação.

Cipa – Os dirigentes exigiram que todos os membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) sejam eleitos. O negociador do Basa argumentou que o formato adotado garante a autonomia dos cipeiros.

A rodada seguinte deverá ser realizada nos dias 1º ou 2 de setembro, e os temas a serem tratados serão: ponto eletrônico, jornada de trabalho, igualdade de oportunidades e segurança bancária.


Redação com informações da Contraf-CUT – 26/8/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1