Pular para o conteúdo principal

HSBC explica critérios para pagamento do Bônus

Linha fina
Banco informa que programa próprio leva em consideração outras variáveis além das metas, mas funcionários ainda percebem peso excessivo dos indicadores financeiros na remuneração
Imagem Destaque

São Paulo – A Comissão de Organização dos Empregados do HSBC reuniu-se com representantes do banco britânico, em Curitiba, para ouvir esclarecimentos sobre os critérios de pagamento do novo modelo de remuneração variável (Bônus), que substitui o Programa Semestral Variável (PSV).

O HSBC informou que o programa atual leva em consideração não apenas a venda de produtos (indicadores financeiros), mas também indicadores não-financeiros e avaliação de comportamento, que é feita pelo supervisor direto por meio de um relatório. Esse documento deve estar à disposição do trabalhador.

Representantes do RH do banco explicaram que o novo modelo de remuneração variável está de acordo com a nova política do banco no mercado financeiro, que passa a ter como foco o cliente. Com essa premissa, os resultados não seriam mais exclusivamente das metas e a bonificação passaria a ser composta por novas variáveis que não unicamente a venda de produtos, como no PSV. Com isso, os gestores interfeririam diretamente nas avaliações, com decisões que impactam na remuneração.

“No entanto não é que estamos verificando, pois muitos bancários denunciam que seguiram as novas premissas do banco, focando na qualidade do atendimento, mas estão recebendo menos do que colegas que continuaram priorizando as metas”, sublinha a dirigente sindical Liliane Fiuza.

Os bancários das áreas de Gerência PF e PJ, Canal de Atendimento e Central de Cobrança recebem quarta-feira 27 o primeiro Bônus semestral, referente ao desempenho nos primeiros seis meses de 2014.

“Esse é um programa que atinge seis mil trabalhadores, ou seja, mais de 14 mil bancários não receberão a remuneração desse programa próprio. Por isso reforçamos que o banco garanta o pagamento da PLR para todos os seus funcionários”, ressalta Liliane.

O HSBC se comprometeu a divulgar o custo total com o pagamento do Bônus e o número de bancários beneficiados com o novo modelo.

Histórico – No ano passado o HSBC implantou o Bônus de forma experimental para cerca de 300 bancários. Em 2014, todos os demais funcionários que eram remunerados pelo Programa Semestral Variável (PSV) começaram a receber a bonificação.

Segundo o superintendente de Relações Sindicais e Trabalhistas do HSBC, Marino Roberto Rodilha, o novo modelo de remuneração variável está em conformidade com a política global do HSBC e que o banco está disposto, inclusive, a arcar com perdas financeiras para se realinhar no mercado. Segundo ele, diferente do PSV, o Bônus terá reflexos no décimo terceiro salário, nas férias e no FGTS. Ele apresentou ainda dados comparativos entre o primeiro semestre de 2013 (projeto-piloto) e 2014: no ano passado, de todos os elegíveis, 76% receberam a bonificação; já em 2014, o número caiu para 65%.


Redação, com informações do Seeb-Curitiba – 26/8/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1