Pular para o conteúdo principal

Empregados farão dia nacional de luta na Caixa

Linha fina
Manifestação será em 11 de setembro, com objetivo de pressionar direção da empresa a estender a licença-prêmio e o anuênio a todos os trabalhadores
Imagem Destaque
São Paulo – Ampliar a mobilização para que os bancários que ingressaram na Caixa Federal após 1998 tenham direito à licença-prêmio e ao ATS (Adicional por Tempo de Serviço). Essa foi a principal resolução dos 110 delegados que participaram do Encontro Nacional de Isonomia, no sábado 30, em Brasília.

A primeira grande manifestação ocorrerá em 11 de setembro, quando será realizado Dia Nacional por Isonomia. “Vamos atuar em duas frentes: a realização de protestos nos locais de trabalho e por meio de corpo a corpo junto a parlamentares para que aprovem o Projeto de Lei nº 6.259/2005, que estabelece a igualdade de direito entre os trabalhadores da Caixa e entre os demais bancos públicos.”

O dirigente reforça que a diferença de direitos entre os trabalhadores da instituição financeira é decorrente da política de sucateamento do banco público que imperou durante o governo Fernando Henrique Cardoso. “A Caixa estava sendo preparada para a privatização e isso só não ocorreu porque fizemos grande enfrentamento”, recorda Dionísio. “Fruto da mobilização da Campanha Nacional Unificada e intensas negociações, durante o governo Lula diversos avanços foram recuperados, mas faltam ainda o anuênio (ATS) e a licença-prêmio. Por isso vamos ampliar a mobilização para que todos tenham os mesmos direitos.”

A licença-prêmio correspondente a 18 dias de folga por ano e o ATS, também chamado anuênio, garante o reajuste de 1% no salário por ano, acumulável até atingir o teto de 30%.

Também ficou definido que haverá novos encontros – estaduais, regionais e nacionais –  durante todo o ano para definir ações constantes. Decidiu-se ainda divulgar nas redes sociais a lista dos parlamentares que votarem contra a aprovação do PL nº 6.259/2005, de autoria dos parlamentares Daniel Almeida (PCdoB/BA) e Inácio Arruda (PCdoB/CE), que prevê isonomia entre os empregados da Caixa Econômica Federal e entre os funcionários do Banco do Brasil, BNB e Basa.

Também será elaborada cartilha que detalha a luta por isonomia a ser distribuída principalmente aos novos empregados da Caixa. A finalidade é que todos saibam da importância de entrar na luta por igualdade de direitos.


Jair Rosa, com informações da Fenae – 2/9/2014
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1