Pular para o conteúdo principal

Santander prorroga aditivo até próxima renovação

Linha fina
Propostas para o acordo específico foram construídas com a participação de mais de 10 mil bancários em todo o país
Imagem Destaque

São Paulo – Dirigentes sindicais da Comissão de Organização dos Empregados do Santander reuniram-se com representantes do banco para discutir a pauta específica de reivindicações dos funcionários. A instituição acatou o pedido dos trabalhadores e prorrogou o Acordo Coletivo Aditivo – vencido no dia 31 de agosto – até a assinatura de um novo instrumento.

> Leia o acordo aditivo ainda em vigência

Na reunião ocorrida na terça-feira 2 foram iniciadas as discussões da pauta de reivindicações dos funcionários, levantadas após consulta popular respondida por mais de 10 mil bancários do Santander em todo o Brasil.

Os pontos discutidos foram divididos em dois blocos. O primeiro refere-se à manutenção e/ou renovação dos direitos já garantidos no acordo específico. No segundo bloco estão as novas reivindicações que os bancários querem ratificadas no documento. 

Garantia de emprego; melhores condições de trabalho com mais contratações; políticas preventivas de saúde e de acidentes de trabalho; manutenção da assistência médica aos aposentados nas mesmas condições da ativa; ampliação das bolsas de estudo para segunda graduação e pós; adiantamento de férias de um salário com desconto em 10 vezes sem juros foram alguns dos temas apresentados ao banco.

“O trabalhador do Santander precisa ser valorizado, e uma forma dessa valorização ocorrer é o atendimento a essas reivindicações”, avalia a Secretária de Finanças do Sindicato, Rita Berlofa. “Afinal de contas, os trabalhadores do Santander no Brasil são responsáveis por 19% do lucro global do banco, mas o desrespeito tem sido gritante face ao corte de 4.371 empregos (em 2013), e algumas das principais reinvindicações são a manutenção de empregos e a melhoria das condições de trabalho, pois apesar da unidade brasileira responder pela principal fatia deste lucro, é a única onde o banco pratica demissões”, completa Rita.

A dirigente espera que na próxima reunião, a ser agendada nos próximos dias, o Santander apresente propostas para essas demandas. “É importante que os bancários acompanhem este processo, pois são questões que os envolvem diretamente.”

Os trabalhadores do Santander são os únicos da iniciativa privada a contar com acordo coletivo aditivo. O instrumento garante uma série de conquistas e é fruto da mobilização dos trabalhadores oriundos do Banespa à época da sua aquisição pelo banco espanhol, em 2000.

Denúncia – Durante a negociação, dirigentes sindicais apresentaram ao Santander uma grave denúncia: a falta de autonomia do médico do trabalho na avaliação do trabalhador.  A guia no corpo do formulário da empresa Micelli, principal prestadora deste tipo de serviço ao Santander, deixa claro que o profissional, antes de considerar o funcionário inapto para o trabalho, deve consultar o banco.

“Nós já havíamos reportado diversas vezes denúncias de bancários afirmando que isso acontecia. O banco sempre negou, mas agora nós temos uma prova concreta deste desrespeito ao profissional médico, ao bancário e às leis brasileiras”, afirma a dirigente Rita Berlofa. “Esperamos do banco um posicionamento contrário a essa grave questão já na próxima reunião”, cobra a dirigente.


Rodolfo Wrolli – 2/9/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1