Pular para o conteúdo principal

Dirigentes criticam reestruturação no Basa

Linha fina
Assunto tomou conta dos debates da segunda negociação específica da Campanha 2014
Imagem Destaque

São Paulo – A readequação do quadro de pessoal das unidades do Basa (Banco da Amazônia), anunciada por meio de comunicado interno, foi duramente criticada pelos representantes dos trabalhadores na segunda rodada de negociação específica da Campanha 2014. A reunião, na segunda-feira 1º, tratou também de questões relativas à segurança e isonomia de direitos.

Os dirigentes cobraram mais detalhes do processo de reestruturação imposto pela empresa, que permanece nebuloso para os trabalhadores. Assim, o movimento sindical orienta os funcionários a aguardarem orientações antes de decidir se aderem ou não a esse novo modelo.

Ponto eletrônico – Os representantes dos funcionários reivindicaram aprimoramento no sistema de ponto eletrônico e que todas as horas extras sejam pagas.

O Basa afirmou que as horas extraordinárias nas unidades têm seu pagamento autorizado, mas que a Gepes (Gestão de Pessoas) desenvolve trabalho de verificação da demanda de trabalho. Essa questão voltará a ser debatida nos próximos encontros.

Segurança bancária – A principal exigência é a constituição de uma comissão paritária – composta por representantes do banco e das entidades sindicais – para discutir e encaminhar a adoção de medidas que garantam a integridade física e mental dos empregados, clientes e usuários.

Esse ponto voltará ao final das rodadas, uma vez que o tema segurança está sendo discutido na mesa geral de negociações com a federação dos bancos (Fenaban).
Isonomia – As principais reivindicações são os 31 dias de férias e a licença-prêmio para todos os funcionários. O banco negou sumariamente.

Com relação à concorrência seletiva para os cargos comissionados, a empresa informou já praticar esses critérios nos diversos cargos. Os representantes dos bancários reivindicaram a inclusão dos analistas. O Basa, no entanto, não se manifestou sobre a proposta.

Nova rodada – A terceira negociação específica com o Banco da Amazônia ocorre em 16 de setembro, para tratar de cláusulas sociais e econômicas.


Redação com informações do Sindicato dos Bancários do Pará – 3/9/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1