Pular para o conteúdo principal

Atos pressionam pela isonomia de direitos na Caixa

Linha fina
Movimento sindical protesta em duas grandes concentrações do banco público para cobrar fim da discriminação entre empregados contratados antes e após 1998
Imagem Destaque

São Paulo – Para pressionar a Caixa a consolidar a isonomia de direitos entre os empregados contratados antes e após 1998, o movimento sindical realizou atos em dois importantes centros administrativos localizados na capital paulista: São Joaquim e Brás.

> Fotos: galeira do Dia de Luta

Para atingir a isonomia entre ambos os grupos de empregados ainda faltam conquistar direitos como a licença-prêmio de 18 dias por ano e o ATS/Anuênio – adicional de 1% sobre o salário a cada ano de serviço. As duas propostas são prioridade na Campanha Salarial 2014.

Na manhã da quinta-feira 11, o prédio localizado no Largo da Concórdia (Brás), que concentra mais de 500 empregados e abriga setores como operações imobiliárias e tecnologia, foi palco do protesto. Os dirigentes sindicais convocaram os bancários a descer, leram carta que explica a discrepância de direitos entre as duas categorias e abriram o microfone para que os trabalhadores falassem. 

Na parte da tarde o protesto dirigiu-se ao prédio onde trabalham cerca de 300 empregados e funciona a área de programas de ações sociais e FGTS. Dirigentes sindicais percorreram os nove andares do complexo lendo a carta e dando espaço para os empregados opinarem sobre o assunto.

O diretor do Sindicato Valter San Martin relata que a aceitação dos empregados aos protestos foi ótima, pois defenderam a isonomia de direitos e aprovaram os atos. “O nosso objetivo com a leitura da carta foi comunicar aos empregados que essa questão é um dos principais objetivos da campanha deste ano, e também para dar visibilidade ao tema junto à empresa”, acrescenta o dirigente.

Direitos corroídos – Entre 1995 e 2002, durante o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso, os empregados da Caixa vivenciaram a corrosão de muitos dos seus direitos e conquistas. Esse período ficou marcado pela implantação de medidas como a demissão de empregados pela RH 008, instauração de três PADVs (plano de demissão voluntária), flexibilização da jornada, reajuste zero, discriminação aos aposentados e ataque às entidades de representação dos empregados.

A Caixa alega que a discriminação entre novos e antigos empregados nos bancos públicos federais foi implantada em 1995 e 1996 pelo Conselho de Coordenação e Controle das Estatais (CCE/Dest), sob administração do então ministro do Planejamento e Orçamento, José Serra. Dessa forma, os que ingressaram na Caixa, Banco do Brasil, BNB, Basa e Casa da Moeda perderam uma série de direitos e foram enquadrados em tabelas salarias achatadas. Nessa época, os bancos públicos estavam sob a ameaça da privatização.

Luta e conquista – Em 2007, após grande mobilização na Campanha Nacional, os empregados da Caixa arrancaram o PCS 2008 – com exceção da licença-prêmio de 18 dias por ano e o ATS/Anuênio –, que garante isonomia de carreira entre os novos e os antigos.

Até 2008, o Plano de Cargos e Salários era diferente entre as duas “categorias” de empregados. A tabela de 1998 possuía 15 níveis, com variação total entre o menor e o maior salário-padrão de apenas 30%.

Os empregados oriundos desse PCS também não podiam efetuar o parcelamento de férias, não tinham direito à Ausência Permitida por Interesse Particular (Apip), eram obrigados a desembolsar uma mensalidade fixa para o plano de saúde e não tinham direito a Vantagens Pessoais (VPs).

Congresso Nacional – A luta pela isonomia corre também em outra frente. No Congresso Nacional tramita Projeto de Lei 6259/05, chamado PL da Isonomia. Ele já foi arquivado e desarquivado duas vezes na Câmara dos Deputados, e aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Atualmente encontra-se parado na Comissão de Finanças e Tributação.

O PL dispõe sobre a isonomia salarial e vantagens dos empregados das instituições públicas Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

Conecef – A data dos protestos (11 de setembro) foi escolhida durante o 30º Conecef como Dia Nacional de Luta por Isonomia. Desde que ocorreram as primeiras contratações em condições diferenciadas, no final da década de 1990, o movimento sindical tem adotado iniciativas buscando intensificar a mobilização em torno da reivindicação, tanto que essa é uma das principais lutas do movimento nacional dos trabalhadores do banco público.


Rodolfo Wrolli – 11/9/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1