Pular para o conteúdo principal

Cipa do CTO conquista ampliação da fisioterapia

Linha fina
Cipeiros apoiados pelo Sindicato conseguem implantação de mais dois horários para atendimento no polo de tecnologia do Itaú
Imagem Destaque

São Paulo – Integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) apoiados pelo Sindicato arrancaram do Itaú uma antiga reivindicação dos trabalhadores do CTO: fisioterapia até as 18h. Antes, as sessões eram disponibilizadas apenas na parte da manhã e das 14h às 16h, o que causava transtornos.

“Até agora muitos funcionários tinham de se deslocar durante o expediente, sair mais cedo ou chegar mais tarde ao trabalho para fazer a fisioterapia. Com a extensão do horário, esse problema se reduziu”, explica o dirigente Francisco Cezar, o Cezinha.

As sessões de fisioterapia podem ser feitas das 8h às 13h e das 14h às 18h. Por se tratar de um polo de tecnologia, onde os bancários trabalham com máquinas todo o tempo, há muita incidência de doenças do trato osteomuscular, como tendinite e outras lesões por esforço repetitivo.

“No entanto, atualmente também ocorrem muitos casos de adoecimento por problemas psicológicos, reflexo das atuais condições de trabalho que obrigam os funcionários a conviver com pressão e assédio moral pelo cumprimento de metas”, afirma Cezinha.

Histórico – Até 1999 não havia fisioterapia no CTO. O serviço foi disponibilizado naquele ano, após luta dos cipeiros indicados pelo Sindicato. “Pedimos a implantação e o banco atendeu, mas só das 8h ao meio-dia, o que não contemplava muitos funcionários”, explica o dirigente.

Em 2000 foi reivindicado e atendido que as sessões fossem até 16h. A partir daquele ano começou a cobrança para o prolongamento do serviço até as 18h, o que agora foi atendido pelo banco.
 
O que é a Cipa – A Cipa é uma comissão de funcionários indicados tanto pelo banco quanto pelos trabalhadores (Sindicato), que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, buscando a sintonia permanente entre o trabalho e a preservação da vida e da saúde do funcionário.

Também é função da Cipa cobrar melhorias no ambiente de trabalho, como mobiliário adequado, acessibilidade para pessoas com deficiência, manutenção de equipamentos como ar-condicionado, higiene nos banheiros etc.   


Rodolfo Wrolli – 19/9/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1