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SAC do BB protesta por mais contratações

Linha fina
Trabalhadores pressionam banco a acelerar admissão para atendimento de reclamações por telefone
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São Paulo – Os funcionários do Banco do Brasil lotados no SAC levantaram-se contra a exploração e a sobrecarga de trabalho. Vestindo roupas ou usando fitilhos pretos, os bancários paralisaram suas atividades durante uma hora na sexta-feira 19 para explicitar sua insatisfação com a situação vivenciada nos últimos meses no departamento.

> Foto: galeria da mobilização

A dirigente sindical Fernanda Lopes explica que até pouco tempo o departamento atendia apenas ocorrências pelo telefone 0800. “No começo do ano a administração ampliou o atendimento para as reclamações feitas nas redes sociais, mas não aumentou o número de funcionários, o que gerou a sobrecarga de trabalho.”

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) foi criado pelo decreto nº 6523/2008, que regulamenta o atendimento via canal 0800 de cada empresa. “Portanto não poderia ser desvirtuado para o atendimento por meio de outros canais, como internet. A ampliação do departamento é boa, gera mais empregos. Nossa queixa é em relação à priorização dos novos canais em detrimento do telefone, que foi o motivo pelo qual o SAC foi criado”, afirma Fernanda.

Em abril, foi realizada mesa temática entre o movimento sindical e a diretoria do banco para discutir as condições de trabalho no departamento. Foi cobrada, dentre outras reivindicações a contratação de mais funcionários. O banco ficou de avaliar a questão.

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Em agosto, o BB anunciou a abertura de 87 postos de trabalho. O departamento passaria a contar com cerca de 500 funcionários. No entanto, as vagas ainda não foram preenchidas e o banco informou, ainda, que esses novos funcionários não serão designados ao atendimento telefônico.

O ato contou também com a adesão dos atendentes do SAC, que pedem a implantação de um ambulatório no prédio.

> Após cobrança, SAC do BB recebe funcionários

“O ato contou com apoio maciço dos bancários do SAC, o que mostra a indignação dos bancários”, ressalta o dirigente sindical João Luiz Fukunaga. “Estamos em campanha nacional e reivindicamos a contratação de mais funcionários, bem como valorização por meio de reajuste salarial e diminuição das metas”, finaliza o dirigente.


Rodolfo Wrolli – 19/9/2014

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