Pular para o conteúdo principal

Empregados retomam negociações com Caixa dia 30

Linha fina
Incorporação do REB, que atinge cerca de 13 mil participantes da Funcef, será tema de discussão que marca a retomada das negociações permanentes com a direção do banco público
Imagem Destaque

São Paulo – A incorporação das contribuições do Plano de Benefícios REB ao Novo Plano do fundo de pensão Funcef voltará a ser discutida entre representantes dos empregados e a direção da Caixa Federal na quinta 30, marcando a retomada das negociações permanentes.

Na ocasião os negociadores pelo banco público devem apresentar proposta de metodologia elaborada por um grupo tripartite – integrado pela Funcef, Caixa e Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) – para viabilizar a incorporação.

Dionísio Reis, diretor do Sindicato e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), explica que essa discussão atinge cerca de 13 mil participantes da Funcef. Eles são trabalhadores que ingressaram no banco em 1998. “A essas pessoas foi criado um plano de cargos e salários próprio e com direitos rebaixados em relação aos demais. Isso ocorreu também no fundo de pensão, com a elaboração do REB. Ou seja, quem entrou naquele período só podia integrar nesse plano”, afirma.

Depois de diversas cobranças, mobilização e a eleição de representantes dos funcionários na gestão da Funcef, em 2006 foi criado o chamado Novo Plano que passou a contemplar todos os participantes, ou seja,  quem entrou antes e após 1998.

“Muitos que estavam no REB passaram a contribuir apenas com o Novo Plano. Desde então passamos a cobrar que os pagamentos  feitos até 2006 ao REB fossem incorporadas à nova modalidade que é bem mais favorável aos bancários”, informa Dionísio. “Agora vamos analisar o que a Caixa apresentará e se as condições serão favoráveis aos empregados..”


Jair Rosa – 27/10/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1