Pular para o conteúdo principal

Delegados do BB debatem saúde do trabalhador

Linha fina
Reunião organizada pelo Sindicato abordou também necessidade de Cassi ampliar programas de prevenção
Imagem Destaque

São Paulo – O Sindicato iniciou projeto que busca ampliar os conhecimentos dos delegados sindicais do Banco do Brasil sobre as diversas questões relacionadas ao universo dos trabalhadores.

O primeiro encontro nesse sentido ocorreu em 7 de novembro com o tema Saúde do Trabalhador e a participação do diretor eleito da Cassi (Caixa de Assistência), William Mendes, da médica do trabalho e pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno, e do secretário de Saúde do Sindicato, Dionísio Reis.

William Mendes abordou a necessidade de a Cassi investir no fortalecimento do Programa Saúde da Família como forma de prevenir o surgimento ou agravamento de doenças como o diabetes, hipertensão, entre outras.

Para Maria Maeno, é fundamental lutar pela alteração de normas regulamentadoras (NRs) no sentido de que as doenças contraídas no trabalho sejam caracterizadas como decorrência direta de condições inadequadas impostas pelas empresas.

Dionísio Reis ressaltou que a forma de gestão das instituições financeiras é uma das principais responsáveis pelo adoecimento na categoria. “Os funcionários de bancos públicos vivenciam as mesmas situações dos demais bancários: sobrecarga, cobrança pelo cumprimento de metas abusivas, assédio moral e falta de empregados nas unidades. Uma situação que tem de mudar se quisermos preservar a saúde dos empregados.”

“Os delegados tiveram a oportunidade de esclarecer várias questões e agora têm condições de fazer debate mais aprofundado em suas unidades. Essa troca de informações é essencial para ampliarmos nossa organização e vamos prosseguir abordando outros temas nos próximos encontros com os delegados”, afirma o diretor do Sindicato João Fukunaga.

Na reunião foi aprovada moção de repúdio à prática antissindical de gestor contra uma delegada sindical do Complexo São João.  


Jair Rosa – 13/11/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1