Pular para o conteúdo principal

Bancário da Caixa pode doar 6% do IR para cultura

Linha fina
Prazo para fazer parte do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa já está valendo e vai até 20 de dezembro
Imagem Destaque

São Paulo - É hora de investir em cultura! Começou o prazo de adesão ao Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC). A iniciativa foi criada em 2006 pela Fenae, em parceria com as Apcefs e por meio da Lei Rouanet, e estimula os empregados do banco a destinarem até 6% do Imposto de Renda devido. O prazo para aderir ao MCPC, encarregado por realizar o projeto Eu Faço Cultura, encerra-se no dia 20 de dezembro. Também podem participar os funcionários da Federação, da Caixa Seguros, da PAR Corretora de Seguros, da Funcef e das Apcefs.

Para fazer parte do MCPC, basta clicar aqui, ir em “Faça sua adesão” e seguir as instruções. Ao preencher o IR devido de 2014 (ano base 2013), o sistema já informa o valor da destinação. No próximo ano, no momento de declarar o Imposto de Renda, é só informar a quantia destinada.

“Ninguém vai colocar a mão no bolso, pois a destinação sai do imposto devido. Caso a pessoa tenha direito a restituição, o valor destinado ao MCPC virá acrescido do total a ser recebido. Caso haja imposto a pagar, haverá um desconto da quantia a ser paga ao governo. Na prática, o contribuinte vai determinar que aquele dinheiro que ele terá que dar ao leão de qualquer jeito seja investido no projeto. E cada centavo será muito importante para mudarmos a vida de milhares de pessoas”, diz Moacir Carneiro, diretor de Cultura da Fenae.

No momento da adesão é preciso autorizar o débito em conta corrente do valor da contribuição em favor da Fenae. Isso porque a Federação antecipa o total arrecadado, pois o Ministério da Cultura só aprova o projeto quando já existem recursos disponíveis para a execução. O desconto na conta será realizado em até 30 dias após o recebimento da restituição ou, no caso de imposto a pagar, em dezembro do próximo ano. Já se houver alguma pendência junto à Receita Federal, o débito só será feito após a regularização. Dias antes da operação, o MCPC vai enviar e-mail informando a data, o valor e os dados bancários.

Moacir Carneiro acrescenta: “A participação do pessoal da Caixa é fundamental para continuarmos levando cultura para todo o país. No ano passado não fizemos captação. Em 2012, foram 9.576 doações, totalizando mais de R$ 1,9 milhão, quase 20% mais que em 2011. É com esse dinheiro que estamos realizando o EFC esse ano, que já passou por 10 cidades e vai passar por mais três até dezembro. Agora, vamos obter os recursos para a edição 2015, que terá um novo formato, que encontra-se em tramitação no MinC”.

MCPC e EFC - O Movimento Cultura do Pessoal da Caixa já engajou cerca de 30 mil dos 100 mil empregados do banco. Ao longo dos sete anos de existência, possibilitou que o projeto Eu Faço Cultura passasse por mais de 60 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Cerca de R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. O EFC é hoje o maior projeto cultural financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Os dados do Ministério da Cultura apontam que o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Desde 2006, as doações cresceram 366%. “A Fenae acredita na democratização da cultura no Brasil. Tenho certeza que os colegas da Caixa apoiam essa iniciativa. Nossa meta é superar os números de doadores e o total arrecadado nos anos anteriores”, destaca o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira.

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1