Pular para o conteúdo principal

HSBC e Santander no "pódio" das queixas de outubro

Linha fina
Filiais brasileiras dos bancos inglês e espanhol ficaram em segundo e terceiro lugares no ranking do Banco Central. O BMG liderou novamente a lista de insatisfação dos clientes
Imagem Destaque

São Paulo -  O BMG liderou novamente o ranking de queixas entre bancos com mais de 2 milhões de clientes, de acordo com o levantamento referente ao mês de outubro divulgado na segunda-feira 17 pelo Banco Central (BC). Com 146 reclamações procedentes, obteve índice de 65,75%.

Em segundo lugar entre os mais reclamados ficou o HSBC, com 122 queixas e índice de 12,17%. A terceira posição foi para o Santander, seguido pelo Banrisul e Caixa Federal. O banco espanhol teve 355 queixas e índice de 11,55%. O Banrisul, 36 queixas e índice de 9,37%. A Caixa acumulou 572 queixas e atingiu índice de 7,73%.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar a ele, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição no ranking do BC depende do índice.

Com relação aos principais motivos de reclamação, a liderança ficou com as irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade, com 318 queixas procedentes. Em segundo lugar veio o débito em conta de depósito não autorizado, que recebeu 302 reclamações.

A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o terceiro lugar, com 211 queixas. Por fim, a cobrança de tarifa por serviços não contratados e prestação de serviço irregular em conta-salário vieram em quarto e quinto lugar, respectivamente com 156 e 126 reclamações.

No total, houve 2.660 queixas procedentes em outubro. O BC leva em conta as reclamações que descumprem normas do Conselho Monetário Nacional (CMN).


Agência Brasil, com edição da Redação - 18/11/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1