Pular para o conteúdo principal

Funcionários da Gecex do BB podem parar dia 26

Linha fina
Setor passa por restruturação em todo o país e trabalhadores exigem manutenção de direitos
Imagem Destaque

São Paulo – Os trabalhadores das três Gecexs (Gerências Regionais de Comércio Exterior) na capital paulista indicaram a quarta 26 para paralisar as atividades por duas horas. O objetivo é pressionar o Banco do Brasil a dar garantias de que seus direitos serão preservados na reestruturação desses setores. A decisão foi tomada em plenária realizada pelo Sindicato na terça-feira 18.

Cláudio Luis de Souza, diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários, explica que a decisão será levada a outras bases sindicais. “Nosso empenho é para que haja um ato nacional ainda mais forte do que o de 10 de novembro e que atingiu 12 Gecex em todo o país. Foi por meio da mobilização que conseguimos o adiamento da reestruturação para 13 de janeiro de 2015. Mas falta ainda ter compromisso do BB de que os mais de 800 empregados envolvidos não serão prejudicados com as mudanças”, afirma.

> Atos fazem BB a ampliar prazo de reestruturação

Entre as reivindicações levadas ao BB está a criação de mais cargos de assistentes com jornada de oito horas. “Com isso as pessoas da Gecex que já cumprem essa jornada apenas fariam uma migração de função, com manutenção de salários e verbas. Pelo formato atual, como há poucas vagas de oito horas, muita gente teria de passar para seis horas e, consequentemente, ingressar no novo plano de funções gratificadas (PFG) que tem verbas de referência com valores inferiores. Em muitos casos essa alteração provoca redução na remuneração mensal de até R$ 1,7 mil e isso é inaceitável”, ressalta o dirigente.

CSA – O Sindicato também tem cobrado que o Banco do Brasil apresente solução para 43 empregados da CSA Corpore, setor que está sendo extinto.


Jair Rosa – 19/11/2014





 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1