Pular para o conteúdo principal

Programa de realocação para acabar com demissões

Linha fina
Funcionários do Centro Administrativo Tatuapé são dispensados sem que tenham oportunidade de transferência para outros setores necessitados de mão de obra
Imagem Destaque

São Paulo – Os funcionários do Centro Administrativo Tatuapé (CAT) estão apreensivos com o fechamento de departamentos e as demissões sumárias de trabalhadores, entre eles os da área Sope FAX.

O dirigente sindical Sérgio Lopes, o Serginho, relata que o problema foi levado à direção do Itaú. Foi cobrado o fim das demissões e o retorno e aprimoramento do Programa de Oportunidades e Carreira (POC), que possibilita a realocação de funcionários entre os diversos setores da instituição, evitando dispensas.

“O POC está suspenso pelo banco até janeiro de 2015. Ou seja, mesmo que a pessoa queira, não tem como concorrer à vaga em um setor carente de pessoal. Então, além de mudanças no programa para que venha a reaproveitar número maior de empregados, reivindicamos que as dispensas sejam suspensas”, destaca Serginho.

Bancários denunciam que as demissões ocorrem de forma desumana. “Gestores reúnem várias pessoas em uma sala e as comunicam da dispensa de uma só vez. A maior parte tem muito tempo de casa e nem sequer teve chance de realocação em outros setores ou agências. E há tantas com número reduzido de empregados”, ressalta Serginho, acrescentando que essa situação também foi apresentada ao banco. “O RH ficou de averiguar a questão e nos posicionar sobre a reivindicação de retomar o POC de forma mais aprimorada e o quanto antes.”

Uma das demitidas, que não será identificada, conta que entre os dispensados de seu setor estavam pessoas com 10 a 12 anos de Itaú. “Da mesma forma que eu, não tiveram tempo para conseguir uma transferência. Eu tinha entrevistas marcadas para vagas em outros setores, mas fui demitida antes mesmo de fazê-las”, desabafa a trabalhadora. “Considero que o POC é feito para poucos, pois sempre há recusas inexplicáveis. A pessoa se candidata à vaga e só sabe que não foi selecionada quando acessa o sistema para averiguar a situação. Não há retorno do banco. Tanto eu quanto meus colegas tínhamos experiência que poderia ser aproveitada em outras áreas.”


Jair Rosa – 24/11/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1