Pular para o conteúdo principal

Augusto Campos recebe homenagem

Linha fina
Projeto Memória Sindical já prestou tributo a outro ex-presidente do Sindicato, Luiz Gushiken
Imagem Destaque

São Paulo – Presidente do Sindicato entre os anos de 1979 e 1985, e um dos responsáveis pelo movimento de retomada da entidade durante a ditadura militar, Augusto Campos será homenageado na quinta-feira 27 pelo Memória Sindical. O projeto, idealizado pelo escritório Crivelli Advogados Associados, já prestou o tributo em 2013 ao também ex-presidente do Sindicato Luiz Gushiken.

> Homenagem a Gushiken e à memória sindical

O evento será no Centro Cultural Ohtake (Rua dos Coropés, 88, 1º andar, Pinheiros), a partir das 20h.

História – O banespiano Augusto Campos foi um dos líderes da oposição bancária. “Nós éramos oposição à estrutura sindical vigente. Em 1974, o então MDB teve uma vitória eleitoral esmagadora, que, se não aumentou o nosso grau de liberdade, diminuiu os espaços da repressão. Assim, sobrevivemos à ditadura”, conta Augusto.

A retomada do Sindicato foi de extrema importância para a redemocratização do Brasil. Foi fundamental, também, para a construção do novo sindicalismo, que culminou com a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1982. “A CUT nasceu porque era necessário que nós nos assumíssemos como classe trabalhadora. Precisávamos enfrentar os patrões como classe”, lembra o ex-dirigente.

Leia mais
> História do Sindicato mudou a partir de 12 de março de 1979
> Uma nova forma de sindicalismo


Redação - 25/11/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1